Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9981
Título: O fator “regionalidade” pode influenciar no perfil de fluência de fala de pré-escolares?
Autor(es): Santos, Rafaela Sena dos
Palavras-chave: Desenvolvimento de linguagem;Fluência;Pré-escolares
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Rafaela Sena dos. O fator “regionalidade” pode influenciar no perfil de fluência de fala de pré-escolares?. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: Objetivo: Caracterizar o perfil de fluência de fala em pré-escolares potiguares, descrevendo a ocorrência e a porcentagem de disfluências comuns e gagas, além do perfil da velocidade de fala e por fim, comparar o desempenho com os valores de referência atual. Métodos: Participam da pesquisa 33 crianças, entre 4 e 6 anos, de ambos os sexos, sem queixas de alteração de linguagem. Para a avaliação da fluência de fala, foi utilizado a tarefa de Fluência do ABFW. A análise estatísticas dos dados foi descritiva e inferencial. Resultados: A maioria das crianças apresentaram maior número de disfluências comuns que as disfluências gagas. Dentre as comuns, a “hesitação” foi a ruptura mais prevalente, enquanto que houve ausência de rupturas gagas em mais de 1/3 da amostra, colaborando para a porcentagem de descontinuidade de fala apresentar-se entre abaixo e/ou adequado para a idade. Com relação à velocidade de fala em palavras e sílabas por minuto, a maioria estava acima do esperado para a idade. Não houve diferença estatística entre as idades e/os sexos. Conclusão: Os pré-escolares potiguares apresentaram baixa porcentagem de descontinuidade de fala com maior ocorrência de disfluências comuns, além de uma velocidade de fala aumentada, influenciada pela variação regional e cultural.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9981
Outros identificadores: 2016087384
Aparece nas coleções:Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OfatorRegionalidadepodeInfluenciarnoPerfil_SANTOS_2019
Acesso restrito até 2022-01-31
O trabalho em questão será submetido para publicação na revista científica CoDAS.
Texto Completo4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.