Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/996
Title: Qualidade de vida e do ato associativo: proposta de instrumento para investigação em assentamentos da reforma agrária via crédito fundiário no território do Mato Grande RN
Authors: MEDEIROS, Renan Peixoto
Keywords: Qualidade de vida no trabalho;Terceiro setor;Crédito fundiário;Desenvolvimento territorial
Issue Date: Dec-2014
Publisher: Administração
Citation: MEDEIROS, Renan Peixoto. Qualidade de vida e do ato associativo: proposta de instrumento para investigação em assentamentos da reforma agrária via crédito fundiário no território do Mato Grande RN. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O tema qualidade de vida no trabalho (QVT) é exposto na literatura como meio de propiciar benefícios e melhorar a produção do trabalhador, fazendo com que o mesmo sinta-se em ambiente propicio a crescimento e tenda melhor aproveitamento de suas capacidades, tanto físicas como psicológicas. A QVT envolve vários aspectos da vida da pessoa, aborda a dimensão biológica, psicológica e social, sendo, os dois primeiros, fatores, intrínsecos as pessoas e, o ultimo, extrínseco, não dependendo unicamente do indivíduo. A QVT constitui-se objeto de estudos em diversas organizações, dentre elas, o conjunto que compõe o terceiro setor. O ato associativo, por sua vez, é instrumento central na execução nas ações de reforma agrária considerando o fato de que, através dele, podem trabalhadores da reforma agrária, dentre outras garantias, unirem esforços visando à superação de desafios coletivos que enfrentam, a partir do instante em que acessam a terra, e definirem um representante legal da coletividade perante órgãos públicos e outras organizações da sociedade. A partir desse entendimento, esta monografia toma como referência preliminar o Projeto de pesquisa, aprovado na Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº 43/2013, intitulado Qualidade do Trabalho, da Produção e do Ato Associativo em Empreendimentos Econômicos Solidários da Reforma Agrária: Conquistas, Desafios e Perspectivas no Crédito Fundiário no Território do Mato Grande/RN, no intuito de propor um instrumento à compreensão de condições gerais de vida e de trabalho existentes em assentamentos da reforma agrária, incluindo aspectos de gestão social via mapeamento da qualidade do ato associativo. O credito fundiário é uma modalidade de acesso à terra por parte de agricultores que se enquadram nas exigências do programa. O desenvolvimento da monografia foi fundado em revisão bibliográfica dos temas QVT e terceiro setor, onde estão inseridas as associações, que ganharam espaço no cenário nacional e internacional com a crescente retração do Estado e a concomitante preocupação da sociedade em buscar respostas para problemas da vida cotidiana A metodologia utilizada consistiu, portanto, em levantamento bibliográfico para, então, elaborar o instrumento da pesquisa supracitada, em forma de questionário, visando à aplicação em todos os assentamento do crédito fundiário no território Mato Grande no estado do Rio Grande do Norte, via amostragem estatística. Esta monografia cumpre, por meio do instrumento aqui proposto, relevante função à compreensão de condições vida e de trabalho presentes em assentamento da reforma agrária, muito mais pelo fato de que fornece suporte a uma pesquisa que aborta o tema a partir de leitura territorial.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Washington José de Souza (UFRN) e Juarez Azevedo de Paiva (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/996
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RenanPM_Monografia.pdfTexto completo793.81 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons