Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9952
Title: Relação entre controle clínico, qualidade de vida relacionada à saúde e condição socioeconômica de crianças e adolescentes com asma
Authors: Silva, Aline Layze Pereira da
Keywords: Asma;Classe social;Qualidade de vida
Issue Date: 12-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Aline Layze Pereira da. Relação entre controle clínico, qualidade de vida relacionada à saúde e condição socioeconômica de crianças e adolescentes com asma. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Introdução: A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas de caráter crônico. Dentre os sintomas que indivíduos com asma podem apresentar, destacam-se sibilância, dispneia, aperto no peito, tosse, e limitação variável do fluxo de ar expiratório. Os fatores que interferem na qualidade de vida de crianças e adolescentes com asma advém de múltiplas condições Objetivo: Investigar a relação entre controle clínico e condição socioeconômica na qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de crianças e adolescentes com asma. Métodos: Estudo de caráter transversal e exploratório, que avaliou 78 crianças e adolescentes com idade entre 07 a 17 anos, com diagnóstico clínico de asma. O controle clínico da asma foi avaliado pelos critérios estabelecidos pela Global Initiative for Asthma (2018). Para a avaliação da QVRS foi utilizado o questionário Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ). O nível socioeconômico foi avaliado por meio dos critérios da Associação Brasileira de Empresas e Pesquisa (ABEP). Os dados foram analisados pelo Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0, para verificar a relação entre controle da asma e QVRS, foi utilizado o pelo teste de t de student e seu correspondente não paramétrico, Mann-Witney. Para analisar a relação entre condição socioeconômica e QVRS, utilizou-se a correlação de Pearson e seu correspondente não paramétrico, Spearman. Resultados: Foi observada uma correlação significativa e fraca entre a pontuação do questionário socioeconômico e de QVRS (PAQLQ), em seus domínios escore total r=0,23; p=0,04, função emocional r=0,28; p=0,01, limitação de atividade física rho=0,28; p=0,01. Conclusão: Os dados sugerem uma relação entre nível socioeconômico e QVRS de crianças e adolescentes com asma.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9952
Other Identifiers: 20150120057
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relaçãoentrecontroleclínico_Silva_2019
Restricted Access Until 2021-12-06
Texto Completo2.11 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons