Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9933
Title: Efeitos do uso de palmilhas adaptadas em chinelos, na dor, função e capacidade funcional de caminhada, em indivíduos com fasciopatia plantar
Authors: Costa, Daniella Gomes da
Keywords: Palmilha. Fasciíte plantar. Dor. Órtese.
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Daniella Gomes da. Efeitos do uso de palmilhas adaptadas em chinelos, na dor, função e capacidade funcional de caminhada, em indivíduos com fasciopatia plantar. 2019. 44 f. Artigo Científico (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, RN, 2019.
Portuguese Abstract: RESUMO: A fasciopatia plantar (FP) é definida como uma sobrecarga de tração na origem da fáscia plantar, e é considerada a causa mais comum de dor no calcanhar em adultos. Existem diversos tratamentos conservadores que podem ser utilizados para tratar essa afecção; a exemplo do uso de palmilhas ortopédicas, que é considerado um tratamento acessível e de baixo custo. Objetivos: Avaliar a dor e função de pacientes acometidos por fasciopatia plantar, tratados com palmilhas adaptadas em chinelos, no município de Santa Cruz-RN. Métodos: Estudo quase experimental, com 33 indivíduos que possuem diagnóstico de FP. Foram avaliados inicialmente e após 12 semanas, nos seguintes aspectos: dor pela escala EVA (Escala visual analógica), funcionalidade pelo questionário FFI (Foot Function Index), capacidade funcional pelo TC6 (teste de caminhada de 6 minutos). Os participantes usaram a órtese de palmilha adaptada em chinelos por 12 semanas, durante o período mínimo de 4 horas por dia. Resultados: Os participantes tiveram uma melhora significativa na dor sentida pela manhã, sendo avaliado através da EVA manhã (p<0,001), e na EVA ao fim do dia (p<0,001), após as 12 semanas. Na variável FFI também observou-se uma melhora significativa da função dos pés (p<0,001). A capacidade funcional, medida através do TC6, não obteve uma melhora significativa(p=0,20). Conclusão: O estudo concluiu que o uso de palmilhas ortopédicas, adaptadas em chinelos de tira, é considerado uma alternativa de tratamento conservador eficaz, na melhora da dor e função de pacientes acometidos com a Fasciopatia plantar.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9933
Other Identifiers: 2014033114
Appears in Collections:FACISA - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitosdouso_Costa_2019.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons