Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9923
Title: Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas
Authors: Falcão, Renata Thé Maia de Arruda
Keywords: Performance;Indicador de desempenho;Concessionária de veículos automotores;Avaliação da equipe de vendas
Issue Date: 29-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FALCÃO, Renata Thé Maia de Arruda. Indicadores de desempenho na área comercial de uma concessionária de veículos novos: percepção dos agentes da área de vendas. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Este trabalho teve como objetivo principal promover um estudo de caso em uma concessionária de veículos automotores novos no Município de Natal, de acordo com os indicadores de desempenho que são utilizados por ela e verificação da percepção por parte dos agentes da área de vendas quanto a esses indicadores de desempenho. A diretriz desse trabalho é ter uma utilidade prática, aplicada a todas as lojas de concessionária de veículos novos, sem distinção de marca, pois os indicadores de desempenhos expostos aqui são de comum interesse a todas elas e é uma ferramenta para uso direto dos gestores das equipes de vendas para que possam identificar os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores. A parte teórica do trabalho detalha a avaliação de desempenho, os indicadores e os indicadores de desempenho indicados para o ramo comercial. Os objetivos específicos são identificar os indicadores, alinhar os indicadores internos da concessionária com os da montadora e definir os métodos, processos e técnicas. Para fazer a coleta de dados foi realizado um questionário com os gestores e os vendedores com o intuito de saber o que se entende por avaliação de desempenho e quais são os mais relevantes para a concessionária. Depois de identificado os indicadores, os mesmos foram testados na prática e pode-se observar que este trabalho tem sua importância tanto para o meio profissional, pois a aplicação desse trabalho melhorou a performance da equipe e está sendo usado como padrão de avaliação dos colaboradores da empresa objeto do estudo, quanto para o meio acadêmico, pois a aplicabilidade do tema na área específica do ramo comercial de veículos ainda não tinha sido realizada anteriormente.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9923
Other Identifiers: 2015085563
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IndicadoresDesempenhoComercial_Falcao_2019784.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons