Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9906
Title: A percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca das obrigações dos profissionais contábeis para a prevenção e combate de Lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo
Authors: Mendes, Gustavo Brandão
Keywords: Lavagem de dinheiro;Discentes;Ciências contábeis
Issue Date: 2-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MENDES, Gustavo Brandão. A percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca das obrigações dos profissionais contábeis para a prevenção e combate de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. 2019. 40f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A partir de 2013, com a alteração da Lei 9613/98, os profissionais e organizações contábeis, passaram a figurar no rol das pessoas obrigadas a prestar informações ao COAF sobre indícios de Lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo praticadas por seus clientes. Com o intuito de verificar o nível de conhecimento dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, foi realizada uma pesquisa, para identificar quais são as responsabilidades dos profissionais e organizações contábeis para com a prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo bem como as sanções tanto legais quanto profissionais que são aplicáveis aos que descumprem essas responsabilidades. Adicionalmente, efetuou-se uma pesquisa de abordagem de cunho quantitativo com os discentes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre o nível de conhecimento dos entrevistados sobre as obrigações dos profissionais e organizações contábeis para com a prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. O objetivo principal foi verificar a percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da UFRN quanto às obrigações dos profissionais contábeis para com a prevenção e combate a lavagem de dinheiro. Como resultado ficou evidenciado o baixo conhecimento dos discentes sobre o tema o que pode acarretar em sanções previstas na legislação quando esses alunos se inserirem no mercado de trabalho como um profissional da área.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9906
Other Identifiers: 2015035187
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PercepcaoDiscentesContabeis_Mendes_2019436.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.