Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/988
Title: Desenvolvimento de modelo multicritério de apoio à decisão: um estudo no processo de seleção dos cargos de programador e analista de suporte da Superintendência de Informática da UFRN
Authors: SANTOS, Jhaimes Willian
Keywords: Processo de seleção;Apoio à decisão;Modelo Multicritério
Issue Date: 3-Dec-2014
Publisher: Administração
Citation: SANTOS, Jhaimes Willian dos. Desenvolvimento de modelo multicritério de apoio à decisão: um estudo no processo de seleção dos cargos de programador e analista de suporte da Superintendência de Informática da UFRN. 2014. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O processo de seleção tem como finalidade a escolha de profissionais que se adequem a necessidade da organização. O trabalho realizado na Superintendência de Informática buscou conhecer e melhorar o seu processo de seleção de pessoal para tornar-se mais fácil e rápido, e ao mesmo tempo, eficaz na escolha do melhor profissional para o cargo, sendo avaliados dentro de um conjunto de critérios definidos. Para isto foi utilizado o método MCDA, (Multi-Criteria Decision Analysis), que tem como tradução (Análise de Decisão Multicritério), em que busca combinar os múltiplos objetivos a serem alcançados numa decisão com as diversas alternativas disponíveis para escolha. Diante disto, a pesquisa se deu primeiro no colhimento de todas as informações que possibilitou a compreensão de como funcionava o processo de seleção, logo depois, foram analisados os critérios de avaliação para os cargos de Programador e Analista de suporte, formalizando assim o perfil de competências para cada um dos dois cargos supracitados, tomando por base a visão de cada avaliador e decisor no processo de seleção dos mesmos na SINFO. Desta forma, houve a construção do modelo, junto com os decisores do processo de seleção, formalizada para os dois cargos analisados da SINFO, em que, com o modelo, pode-se obter classificação dos candidatos, comparando-os entre si e seus perfis com o perfil que é necessário ter para assumir o cargo. Sendo assim, constatou-se que com a definição de um perfil padrão para cada cargo, vários candidatos poderiam ser avaliados de forma padrão e com precisão, pois os perfis serviram de referência, gerando também objetividade nas análises do candidato. Outro fato é que com a estruturação do modelo na ferramenta de Excel e suas aplicabilidades de comando, não apenas tornou o processo mais rápido, como também permitiu que haja adaptações dos critérios e a inclusão, ou mudança, de novos decisores, agregando a capacidade da ferramenta de gerar informações para a tomada de decisão, o modelo desenvolvido possibilitou a melhora do processo e a sua continuidade e aperfeiçoamento do modelo para futuras utilizações.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Josué Vitor de Medeiros Júnior (UFRN) e Carlos David Cequeira Feitor (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/988
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JhaimesWS_Monografia.pdfTexto completo1.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons