Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9866
Title: Secagem de frutos do mar utilizando secador solar de baixo custo
Authors: Leocádio, Emanoel Cabral
Keywords: Energia solar;Secagem solar de alimentos;Secagem solar - Baixo custo;Reutilização de materiais;Camarão e sardinha - Secagem
Issue Date: 29-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LEOCÁDIO, Emanoel Cabral. Secagem de frutos do mar utilizando secador solar de baixo custo. 2019. 27f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Será estudada uma abordagem de redução do desperdício alimentar, através de um sistema de secagem solar fabricado a partir de uma sucata de estante de aço e de outros matérias que seriam descartados e poderiam degradar o meio ambiente. Sabendo que o Brasil é um país bastante privilegiado por sua posição geográfica, o que garante durante todo o ano, altas temperaturas e radiação solar, que facilitam o processo de secagem através do equipamento produzido. Tal secador pode ser de grande importância para a economia de famílias carentes, pela possibilidade de utilização e fabricação de tais protótipos, produzindo passas, farinhas e outros produtos. Neste projeto será demonstrada a viabilidade do secador proposto para a desidratação dois alimentos escolhidos: peixe sardinha e camarão. Serão apresentados os processos de fabricação, montagem e operação dos secadores solares de baixo custo proposto. Serão apresentados resultados de testes que comprovaram a viabilidade do secador proposto para produzir a secagem de camarão e sardinhas, em respectivamente 5 h e 16 h. Uma das grandes vantagens do secador estudado é a facilidade de seu repasse tecnológico, processo de fabricação. Montagem e operação, para famílias de quaisquer níveis culturais, sociais e intelectuais, podendo gerar emprego e renda através da secagem de alimentos.
Abstract: Será estudada uma abordagem de redução do desperdício alimentar, através de um sistema de secagem solar fabricado a partir de uma sucata de estante de aço e de outros matérias que seriam descartados e poderiam degradar o meio ambiente. Sabendo que o Brasil é um país bastante privilegiado por sua posição geográfica, o que garante durante todo o ano, altas temperaturas e radiação solar, que facilitam o processo de secagem através do equipamento produzido. Tal secador pode ser de grande importância para a economia de famílias carentes, pela possibilidade de utilização e fabricação de tais protótipos, produzindo passas, farinhas e outros produtos. Neste projeto será demonstrada a viabilidade do secador proposto para a desidratação dois alimentos escolhidos: peixe sardinha e camarão. Serão apresentados os processos de fabricação, montagem e operação dos secadores solares de baixo custo proposto. Serão apresentados resultados de testes que comprovaram a viabilidade do secador proposto para produzir a secagem de camarão e sardinhas, em respectivamente 5 h e 16 h. Uma das grandes vantagens do secador estudado é a facilidade de seu repasse tecnológico, processo de fabricação. Montagem e operação, para famílias de quaisquer níveis culturais, sociais e intelectuais, podendo gerar emprego e renda através da secagem de alimentos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9866
Other Identifiers: 20160152878
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Concluido - Emanoel Cabral.pdfSECAGEM DE FRUTOS DO MAR UTILIZANDO SECADOR SOLAR DE BAIXO CUSTO1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons