Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/986
Title: Influência da liderança no desempenho de equipes de trabalho na ADN Ventilação e Montagem Industrial LTDA
Authors: BARBALHO, Fillipe Mattos
Keywords: Liderança;Estilos de liderança;Desempenho;Gestão de pessoas
Issue Date: 2-Dec-2014
Publisher: Administração
Citation: BARBALHO, Fillipe Mattos. Influência da liderança no desempenho de equipes de trabalho na ADN Ventilação e Montagem Industrial LTDA. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da liderança no desempenho dos funcionários da ADN Ventilação e Montagem Industrial Ltda. A metodologia se caracteriza como um estudo de caso de natureza quantitativa, tendo como técnica de coleta de dados o questionário aplicado aos liderados, os colaboradores da empresa. Os resultados apontaram para uma predominância no estilo de liderança “democrático”, seguido de um líder com estilo “conselheiro”. Com relação ao desempenho, os melhores índices apontaram que os líderes comunicam com clareza as metas e objetivos a serem atingidos pelos colaboradores; a empresa possui uma boa estrutura de equipamentos de trabalho; e que de acordo com os entrevistados, o desempenho nos últimos 12 meses aumento. De acordo com a análise da escala de fatores que mais influencia o desempenho na ótica dos liderados, “Empregabilidade e Salário” foi o mais indicado, seguido de um “ambiente agradável para o trabalho e uma equipe motivada”. Com relação a comportamentos de liderança mais eficaz, de acordo com os colaboradores, “ouvir mais e falar abertamente com os liderados”, “motivar a equipe” e “agradecer o bom desempenho” foram os classificados como mais influenciadores. Concluiu-se que referente a caracterização do desempenho diário, apontou de forma geral para uma percepção positiva a respeito das dimensões e fatores que podem influenciar o desempenho individual na ADN, com médias e modas referente ao grau de concordância relativamente alto, e desvio padrão relativamente baixo, mostrando um resultado mais homogêneo da análise dos avaliados. Assim, recomenda-se que a ADN possa utilizar os resultados obtidos para a tomada de ações ou decisões que envolvam as lideranças, os modelos de avaliação e acompanhamento dos resultados, a melhor capacitação de líderes e a melhoria da relação entre estes e seus liderados.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Antônio Carlos Ferreira (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/986
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FillipeMB_Monografia.pdfTexto completo974.35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons