Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/984
Title: Previsão de insolvência: uma análise das companhias abertas com ações na BM&FBOVESPA de 2005 A 2011
Authors: TEIXEIRA, Elza Thaynah Marques Afonso Ferreira
Keywords: Modelos de previsão de falência;Companhias abertas;Insolvência
Issue Date: 10-Jan-2014
Publisher: Administração
Citation: TEIXEIRA, Elza Thaynah Marques Afonso Ferreira. Previsão de insolvência: uma análise das companhias abertas com ações na BM&F BOVESPA de 2005 A 2011. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O presente estudo objetivou analisar as probabilidades de insolvências de companhias com ações na BM&F BOVESPA, no período de 2005 a 2011. Utilizando-se de instrumentos estatístico de Análise Multivariada, especificamente a Análise Discriminante e Probabilidade Condicional - Logit. Foram selecionadas 525 empresas e seus indicadores contábeis de previsão de falência como: Ativo Total; Receita; Patrimônio Líquido; Capital de Giro; Valor Patrimonial da Ação; Passivo Circulante; Valor de mercado da empresa; quantidade de ações; Lucro Líquido e Lucro Acumulado. Da análise dos resultados verificou-se que o modelo Logit foi o mais parcimonioso devido a variável dependente ser o logaritmo da razão de chance, confirmando assim, que os resultados encontrados corroboraram a consistência dos estudos realizados por Edward Altman. Este trabalho está dividido em cinco seções principais, excluindo o resumo inicial. Na primeira, é apresentada a introdução do trabalho, constando as empresas analisadas, a contextualização, o problema da pesquisa, os objetivos geral e específicos e a justificativa do estudo. Na segunda parte, encontram-se os aportes teóricos, que apresenta a revisão da literatura. Em seguida, é exposta a metodologia utilizada na pesquisa, abordando a caracterização da pesquisa, o plano de coleta de dados e o plano de análise dos dados. Tem-se, na sequência, a quarta seção, destinada à apresentação e análise dos dados da pesquisa. Na quinta seção, o conteúdo compreende as considerações finais do estudo. E, por fim, são relacionadas as referências e os anexos utilizados na elaboração da pesquisa. Como sugestão para trabalhos futuros, aconselha-se a realização do estudo do evento para verificar se as modificações econômicas ocasionadas pela crise financeira do ano de 2008, proporcionou maior índice de empresas a se tornarem insolventes.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Gabriel Martins de Araújo (UFRN) e Melquiades Pereira de Lima Júnior (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/984
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElzaTMAFT_Monografia.pdfTexto completo1.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons