Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/983
Título: Transporte público: percepção dos estudantes quanto à utilização do mobile e internet na qualidade dos serviços na cidade do Natal/RN
Autor(es): AVELINO, Davisson Rodrigo Barbosa
Palavras-chave: Mobilidade;Qualidade;Tecnologia;Transporte público
Data do documento: 2014
Editor: Administração
Referência: AVELINO, Davisson Rodrigo Barbosa. Transporte público: percepção dos estudantes quanto à utilização do mobile e internet na qualidade dos serviços na cidade do Natal/RN. 2014. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com os usuários do transporte público com o intuito de analisar o uso da tecnologia através do mobile e a internet, para aperfeiçoar a qualidade do serviço do sistema de transporte da cidade do Natal/RN. Visto que os progressos recentes na tecnologia da informação têm garantido grandes avanços no gerenciamento do sistema de transporte público urbano. Segundo Olbrick (2006, p. 1) “o transporte coletivo urbano por ônibus é um importante meio de integração entre as diversas áreas econômicas e sociais dos centros urbanos, desempenhando importante papel no desenvolvimento industrial, na expansão do comercio, nos programas de saúde, na educação, entre outras atividades”. Neste sentido, trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, subtipo estudo de caso, aplicada, predominantemente quantitativa, com base no modelo de padrão da qualidade do transporte público por ônibus de Ferraz e Torres (2004), analisando os doze indicadores. O instrumento da coleta de dados utilizado foi elaborado pelo autor em conjunto com seu orientador. Foram aplicados 1067 questionários de avaliação quanto ao uso da tecnologia e percepção da qualidade no transporte público. Os dados obtidos foram analisados através de estatística básica. O resultado obtido apontou a viabilidade do uso da tecnologia da informação através do mobile e internet para melhorar a qualidade do serviço no transporte público. Por lado foram obtidos índices de insatisfação relacionados aos seguintes indicadores da qualidade: acessibilidade, frequência, tempo de viagem, lotação, confiabilidade, segurança, veículos, paradas, informação, conectividade, operários e vias.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Adrianne Paula Vieira de Andrade (UFRN) e Fernanda Julyanna Silva dos Santos (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/983
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DavissonRBA_Monografia.pdfTexto completo801,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons