Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9816
Title: Análise de microdureza do aço inoxidável 316L puro e aço inoxidável-3%óxido de sílica sinterizado em forno convencional
Authors: Carvalho, Cassius Vinicius de Azevedo
Keywords: Metalurgia do pó;Powder metallurgy;Aço 316L;Dióxido de sílica;Material compósito;316L steel
Issue Date: 3-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Carvalho, Cassius Vinicius de Azevedo. Análise do aço inoxidável 316L puro e aço inoxidável-3%oxido de sílica sinterizado em forno convecional. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente trabalho visa encontrar avanços na área dos compósitos com o auxilio do processo de fabricação: Metalurgia do pó. Processo de fabricação caracterizado pelo trabalho com pós metálicos e não metálicos apresentando resultados mais precisos e econômicos que outros processos, como também ajudar na produção a larga escala em industrias. Com o auxilio do forno convencional é possível atingir a união de partículas do pó a ser trabalhado, assim garante melhores propriedades do material, por meio de difusão. O presente trabalho visa conseguir melhores resultados mecânicos (dureza) com o uso do aço inox 316L reforçado com 3% em peso do dióxido de sílica (SiO2) em comparação com o aço inox 316L puro. Espera-se que o material compósito que será obtido por meio de processos como moagem, compactação e sinterização em forno convencional tubular adquira propriedades de dureza maiores que o metal puro. Para isso, ao final dos processos para obter o compósito os dois materiais sejam submetidos a ensaios não destrutivos e ensaio destrutivo a fim de buscar e comparar informações deles separados após o processo de sinterização e assim observar se o objetivo do trabalho será conseguido.
Abstract: O presente trabalho visa encontrar avanços na área dos compósitos com o auxilio do processo de fabricação: Metalurgia do pó. Processo de fabricação caracterizado pelo trabalho com pós metálicos e não metálicos apresentando resultados mais precisos e econômicos que outros processos, como também ajudar na produção a larga escala em industrias. Com o auxilio do forno convencional é possível atingir a união de partículas do pó a ser trabalhado, assim garante melhores propriedades do material, por meio de difusão. O presente trabalho visa conseguir melhores resultados mecânicos (dureza) com o uso do aço inox 316L reforçado com 3% em peso do dióxido de sílica (SiO2) em comparação com o aço inox 316L puro. Espera-se que o material compósito que será obtido por meio de processos como moagem, compactação e sinterização em forno convencional tubular adquira propriedades de dureza maiores que o metal puro. Para isso, ao final dos processos para obter o compósito os dois materiais sejam submetidos a ensaios não destrutivos e ensaio destrutivo a fim de buscar e comparar informações deles separados após o processo de sinterização e assim observar se o objetivo do trabalho será conseguido.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9816
Other Identifiers: 20170155078
Appears in Collections:Engenharia de Materiais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aço 316L-Carvalho-2019.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons