Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9815
Title: Análise exergética de planta termelétrica de ciclo combinado e cogeração
Authors: Monteiro, Guilherme Bezerra
Keywords: Análise exergética;Cogeração;Ciclos Combinados;Simulação
Issue Date: 11-Oct-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MONTEIRO, Guilherme Bezerra. Análise exergética de planta termelétrica de ciclo combinado e cogeração. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A necessidade do aumento na produção de energia se tornou uma das maiores preocupações contemporâneas, criando uma demanda por uma geração de energia cada vez mais eficiente. A partir disso, a associação de ciclos termodinâmicos combinados (Rankine-Brayton) e de sistemas de cogeração, apresentam uma alta eficiência energética e têm uma larga aplicação na geração de energia, sendo utilizadas largamente em termelétricas. Neste contexto que a realização de uma análise exegética é inserida com o objetivo de identificar os locais de perda de eficiência do sistema. Neste trabalho, foi realizada uma análise exegética de um planta de cogeração termelétrica, utilizando o simulador de processos IPSE-pro 6.0, que foi responsável por calcular a exergia específica de cada fluxo de massa. Após a simulação, foi feita a análise exergética de cada componente da termelétrica e comparados os valores da eficiência e destruição exergética dos componentes. Os resultados demonstram que as maiores perdas de energia ocorrem nas turbinas a gás e nos combustores suplementares, somando 315,22 MW, 74% de toda a exergia destruída pela planta. Ambos componentes realizam a queima de gás natural, evidenciando que as irreversibilidades no processo de combustão são consideravelmente altos. Ao fim, foi feita uma comparação com o resultado obtido em um trabalho com analise similar, a fim de validar as conclusões e resultados obtidos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9815
Other Identifiers: 20170155882
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilhermemonteiro_TCC_2019.pdfTrabalho de conclusão de curso (Engenharia Mecânica), do aluno Guilherme Bezerra Monteiro, apresentado no ano de 2019.3.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons