Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/981
Title: Eficiência de operadores logísticos: uma abordagem com análise envoltória de dados
Authors: Souza, Daniel Francisco Dumaresq
Keywords: Eficiência;Operadores logísticos;DEA
Issue Date: Nov-2014
Publisher: Administração
Citation: SOUZA, Daniel Francisco Dumaresq de. Eficiência de operadores logísticos: uma abordagem com análise envoltória de dados. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise de eficiência comparativa entre operadores logísticos (OLs) em atuação no Brasil. Foi procurado enfatizar as ferramentas mais viáveis e confiáveis expostas pela literatura. Foi versado sobre indicadores de produtividade e a importância do benchmarking entre os prestadores de serviços logísticos. O principal método abordado é a análise envoltória de dados (DEA), desenvolvido por Charnes, Cooper e Rhodes e ampliado por Banker, Charnes e Cooper. Para a pesquisa foram utilizadas variáveis de insumos que representassem diversos investimentos das empresas. A variável de produto utilizada foi receita anual. A amostra conta com 81 operadores logísticos em atuação no Brasil. Os dados são referentes a 2013 e foram obtidos da edição especial de operadores logísticos de 2014 da revista Tecnologística. Os resultados encontrados apontam que cinco empresas são eficientes com o modelo de retornos constantes (CCR) e 12 são eficientes com o modelo de retornos variáveis à escala (BCC). As cinco empresas eficientes em CCR também receberam resultado máximo na eficiência de escala (EE).
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Luciano Ferreira (UFRN) e Felipe Luiz Neves Bezerra de Melo (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/981
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanielFDS_Monografia.pdfTexto completo1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons