Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9766
Title: O ensino de Editoração nos cursos de Biblioteconomia do nordeste brasileiro
Authors: Pereira, Miqueias Alex de Souza
Keywords: Editoração. Editora. Periódico. Mercado de trabalho do bibliotecário. Gestão editorial. Ensino da Biblioteconomia.
Issue Date: 29-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Miqueias Alex de Souza. O ensino de editoração nos Cursos de Biblioteconomia do nordeste brasileiro. 2019. 89f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências da Informação. Natal, RN, 2019.
Portuguese Abstract: A formação e o mercado de trabalho do bibliotecário vêm sofrendo diversas modificações ao longo das últimas décadas. Dentre essas mudanças está o encontro da Editoração com a Biblioteconomia, em que ambas convocam conhecimentos interdisciplinares e a produção, organização e disseminação de produtos editoriais/informacionais. Assim, tendo como foco o ensino da editoração nos cursos de Biblioteconomia do nordeste brasileiro é proposto o seguinte problema de pesquisa: Quais são os conteúdos da disciplina de editoração do curso de Biblioteconomia do nordeste brasileiro? Para embasar o estudo, buscamos mediante a revisão de literatura, trabalhos que abordassem a editoração, passando pela sua história, como também as fases da editoração tanto a convencional quanto a eletrônica. Identificamos a partir da literatura os processos e as fases da editoração, bem como o bibliotecário e a editoração. No que diz respeito aos caminhos metodológicos, essa pesquisa é classificada como descritiva quanto aos objetivos, pesquisa documental quanto aos procedimentos, pesquisa quantitativa quanto à abordagem. Percebemos com a coleta de dados que mais da metade dos cursos oferta a disciplina de editoração, sendo de natureza obrigatória ou optativa. Constamos que a disciplina congrega a editoração de livros e de periódicos, além de temas correlatos que perpassam o processo editorial. Quanto à análise dos planos de ensino verificamos uma dispersão de obras e autores mais citados tanto das bibliografias básicas quanto das complementares, dentre a tipologia mais citada nos está o artigo, e documentos da década de 2000. Consideramos a disciplina de editoração importante e necessária para a formação de bibliotecários competentes para atuar com a editoração de livros e de periódicos seja ela tradicional ou eletrônica.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9766
Other Identifiers: 20150108796
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoEditoracaoBiblioteconomia_Pereira_2019.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.