Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9748
Título: Avaliação biomecânica do membro inferior de mulheres assintomáticas e portadoras da síndrome da dor patelofemoral
Autor(es): Silva, Iron Vitor Cavalcante da
Palavras-chave: Síndrome da Dor Patelofemoral;Articulação Patelofemoral;Extremidade Inferior
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Iron Vitor Cavalcante da. Avaliação biomecânica do membro inferior de mulheres assintomáticas e portadoras da Síndrome da Dor Patelofemoral. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, RN, 2019.
Resumo: Dentre as disfunções mais frequentes que acometem a articulação do joelho está a Síndrome da Dor Patelofemoral (SDPF), sendo mais comum no gênero feminino (MIYAMOTO; SORIANO; CABRAL, 2010). Esse estudo teve como objetivo realizar uma avaliação biomecânica dos membros inferiores em mulheres assintomáticas e portadoras da Síndrome da Dor Patelofemoral (SDPF) para investigar a relação entre essas variáveis e a SDPF. A amostra foi constituída por 82 voluntárias do gênero feminino, na faixa etária de 18 a 35 anos de idade, sendo 41 voluntárias assintomáticas e 41 com SDPF. Foram avaliadas as variáveis ângulo quadricipital e pronação subtalar, por meio do Software para Avaliação Postural (SAPO – versão 6.9), valgo dinâmico do joelho, por meio do teste de subida-descida lateral, e dor durante atividade funcional, por meio da Escala Visual Numérica (EVN). Após análise dos dados, observou-se que, para a grande maioria das variáveis, não houve diferença significativa entre os grupos, exceto pela variável dor em atividades funcionais que teve média 2,7 (±2,8) no grupo assintomático e 5,3 (±2,4) no grupo SDPF (p < 0,001). Esses resultados indicam que mesmo as mulheres assintomáticas estão propensas ao desenvolvimento da SDPF, por apresentarem um perfil biomecânico semelhante ao das acometidas.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9748
Outros identificadores: 2015032532
Aparece nas coleções:FACISA - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoBiomecânica_Silva_2019.pdf883.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons