Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9741
Title: Principais afecções dermatológicas faciais e corporais em gestantes residentes na cidade de Santa Cruz/RN
Authors: Nascimento, Viviane Fabrícia Nóbrega do
Keywords: Gestantes;Gestantes;Pregnant Women;Pregnant Women;Imagem Corporal;Imagem Corporal;Body image;Body image;Dermatologia;Dermatologia;Dermatology;Dermatology
Issue Date: 29-Oct-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Viviane Fabrícia Nóbrega do. Principais afecções dermatológicas faciais e corporais em gestantes residentes na cidade de Santa Cruz/RN. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2019.
NASCIMENTO, Viviane Fabrícia Nóbrega do. Principais afecções dermatológicas faciais e corporais em gestantes residentes na cidade de Santa Cruz/RN. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2019.
Portuguese Abstract: Introdução: A gestação é um período caracterizado por mudanças morfofisiológicas, sociais e emocionais. Dentre estas, incluem-se as afecções dermatológicas, tanto faciais quanto corporais. Objetivo: Identificar e caracterizar as principais afecções dermatológicas faciais e corporais, bem como o quanto a qualidade de vida (QV) é afetada pela presença do fibroedemageloide (FEG) e a relação entre satisfação corporal e idade gestacional em mulheres grávidas de risco habitual. Metodologia: Estudo transversal analítico, realizado no município de Santa Cruz/RN, no período de abril a setembro de 2019, composto por 50 gestantes. Foram utilizados os seguintes instrumentos e equipamentos: ficha de avaliação,escala de Fitzpatrick modificada, Escala de Glogau, luz de wood (Stek®), Teste para Avaliação de Imagem Corporal, Questionário sobre a Imagem Corporal, Dal’ Forno & Hexsel Cellulite Severity Scale, questionário Celluqol®, adipômetro científico da marca Cescorf e fita métrica (Cescorf®). Foi utilizada a estatística descritiva (média, desvio-padrão, frequências absolutas e relativas) e correlação de Pearson, com nível de significância de p<0.05. Resultados: As principais afecções dermatológicas faciais foram: comedões (98%), nevus (94%), efélides (70%), pápulas (56%), melasma epidérmico (40%) e dérmico (64%). Enquanto que as corporais foram: estrias em seios (52%) e em glúteo (86%), o FEG (38%), adiposidade localizada, (76%) e flacidez (cutânea 84% e muscular, 86%). O FEG não interferiu na qualidade de vida da maioria das participantes (84%). Em relação a imagem corporal, 76% mostraram-se satisfeitas com seu corpo. Não foi observada relação entre satisfação com a imagem corporal e a idade gestacional (r2=-0,19; p=0,19). Conclusão: Os resultados desse estudo sugerem que as principais afecções faciais e corporais de gestantes residentes na cidade de Santa Cruz/RN são: comedões, nevus, efélides, melasma, estrias, FEG, adiposidade localizada e flacidez. Além disso, não houve impacto do FEG sobre a QV, a maioria apresentou-se satisfeita com a imagem corporal e não houve relação entre idade gestacional e satisfação com a imagem corporal.
Introdução: A gestação é um período caracterizado por mudanças morfofisiológicas, sociais e emocionais. Dentre estas, incluem-se as afecções dermatológicas, tanto faciais quanto corporais. Objetivo: Identificar e caracterizar as principais afecções dermatológicas faciais e corporais, bem como o quanto a qualidade de vida (QV) é afetada pela presença do fibroedemageloide (FEG) e a relação entre satisfação corporal e idade gestacional em mulheres grávidas de risco habitual. Metodologia: Estudo transversal analítico, realizado no município de Santa Cruz/RN, no período de abril a setembro de 2019, composto por 50 gestantes. Foram utilizados os seguintes instrumentos e equipamentos: ficha de avaliação,escala de Fitzpatrick modificada, Escala de Glogau, luz de wood (Stek®), Teste para Avaliação de Imagem Corporal, Questionário sobre a Imagem Corporal, Dal’ Forno & Hexsel Cellulite Severity Scale, questionário Celluqol®, adipômetro científico da marca Cescorf e fita métrica (Cescorf®). Foi utilizada a estatística descritiva (média, desvio-padrão, frequências absolutas e relativas) e correlação de Pearson, com nível de significância de p<0.05. Resultados: As principais afecções dermatológicas faciais foram: comedões (98%), nevus (94%), efélides (70%), pápulas (56%), melasma epidérmico (40%) e dérmico (64%). Enquanto que as corporais foram: estrias em seios (52%) e em glúteo (86%), o FEG (38%), adiposidade localizada, (76%) e flacidez (cutânea 84% e muscular, 86%). O FEG não interferiu na qualidade de vida da maioria das participantes (84%). Em relação a imagem corporal, 76% mostraram-se satisfeitas com seu corpo. Não foi observada relação entre satisfação com a imagem corporal e a idade gestacional (r2=-0,19; p=0,19). Conclusão: Os resultados desse estudo sugerem que as principais afecções faciais e corporais de gestantes residentes na cidade de Santa Cruz/RN são: comedões, nevus, efélides, melasma, estrias, FEG, adiposidade localizada e flacidez. Além disso, não houve impacto do FEG sobre a QV, a maioria apresentou-se satisfeita com a imagem corporal e não houve relação entre idade gestacional e satisfação com a imagem corporal.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9741
Other Identifiers: 2015091391
Appears in Collections:FACISA - Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PrincipaisAfecesDermatolgicas_VivianeFabricia_2019.pdfTCC - arquivo principal1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons