Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/970
Title: Plano de ação para implantação da A3P no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
Authors: CARVALHO, Aimê Araújo de
Keywords: Gestão socioambiental;Sustentabilidade;A3P;5W2H
Issue Date: 9-Jun-2014
Publisher: Administração
Citation: CARVALHO, Aimê Araújo de. Plano de ação para implantação da A3P no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: A administração pública tem a responsabilidade de contribuir no enfrentamento das questões ambientais, sempre em busca de soluções e estratégias inovadoras que repensem os atuais padrões de produção e consumo, e estejam de acordo com as questões sociais e ambientais. Diante dessa necessidade, as instituições públicas têm sido motivadas a buscar novas estratégias e assim, implementar iniciativas especificas e desenvolver projetos que promovam a discussão sobre o desenvolvimento e a adoção de uma política de responsabilidade socioambiental do setor público. A Agenda Ambiental na Administração Pública surge como uma solução para essa necessidade. O programa é voltado para o incentivo e implantação da gestão ambiental nos órgãos públicos. Dessa forma o presente trabalho procurou elaborar um plano de ação para a implantação da A3P no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte. O trabalho realizou um estudo do tipo exploratório descritivo, para tanto foi realizado um estudo de caso no TCE-RN com aplicação de questionários com perguntas fechadas com os funcionários efetivos e entre alguns gestores. A pesquisa permitiu identificar fatores que contribuem com a falta de comprometimento de alguns funcionários com o desperdício de recursos. Assim, foi elaborado o passo a passo para implantação do programa, julgando-se imprescindível e visivelmente útil para mudanças de hábitos dentro da instituição, e assim minimizar impactos sociais e ambientais gerados pelo órgão.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Patrícia de Albuquerque Maia (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/970
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AimêAC_Monografia.pdfTexto completo645.21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons