Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/969
Título: Estudo do absenteísmo e rotatividade na construção civil: impactos financeiros relacionados ao planejamento inicial
Autor(es): Lima, Adineide Sabina Silva de
Palavras-chave: Absenteísmo;Rotatividade de pessoal;Métricas em recursos humanos;Custos de pessoal;Gestão de pessoas
Data do documento: 2014
Editor: Administração
Referência: LIMA, Adineide Sabina Silva de. Estudo do absenteísmo e rotatividade na construção civil: impactos financeiros relacionados ao planejamento inicial. 2014. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: A pesquisa teve como principal objetivo identificar o impacto da relação entre os custos do absenteísmo e da rotatividade de pessoal no planejamento financeiro de uma obra de construção civil em Natal-RN. A pesquisa se caracteriza como um estudo exploratório e descritivo, de forma a analisar os questionamentos através de uma análise documental retrospectiva de acordo com os dados fornecidos pela empresa X Engenharia (nome fictício) sobre a obra 1 (nome fictício) sendo este o objeto de estudo desse trabalho. Os resultados apontaram o índice do absenteísmo de 3,66% ao mês e de 5,51% para o índice da rotatividade médio ao mês. Em relação aos custos desses indicadores o valor encontrado foi de R$ 7.091.028,95 sobre o total previsto de R$ 67.245.776,71. Conclui-se assim que conforme critério adotado pela gestão de pessoas da empresa o índice do absenteísmo está dentro do resultado esperado, já para a rotatividade confirma que a maior parcela dos desligamentos condiz com o esperado pois sua representação têm ligação com término das atividades. Em referência aos custos observou-se que a empresa não tem ciência do seus impactos pois ela apenas controla seus índices, e portanto para otimizar o gerenciamento foi proposto a utilização de métrica ao recursos humanos da empresa como recomendação final ao estudo.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/969
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoDoAbsenteismo_Lima_2014.pdfTexto completo642,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons