Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/966
Título: Análise da percepção dos estudantes do curso de odontologia da UFRN sobre o transtorno do espectro do autismo
Autor(es): Araújo, Kleber Santos Bezerra de
Palavras-chave: Transtorno Autístico;Estudantes de Odontologia;Assistência odontológica para Pessoas com Deficiência
Data do documento: 26-Nov-2014
Editor: Odontologia
Referência: ARAÚJO, Kleber Santos Bezerra de. Análise da percepção dos estudantes do curso de odontologia da UFRN sobre o transtorno do espectro do autismo. 2014. 43f. Monografia (Especialização) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O Autismo é considerado um Transtorno Global do Desenvolvimento. Pacientes com esse tipo de transtorno apresentam desvios na comunicação, imaginação e interação social. Para que os autistas possam ter acesso à saúde e educação de qualidade é necessário um acompanhamento multidisciplinar, que os profissionais envolvidos conheçam sobre o assunto e estejam preparados para proporcionar um atendimento de qualidade. O estudo teve como objetivos avaliar a percepção sobre o autismo e conhecer o nível de preparo dos estudantes do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no atendimento desses pacientes. Fizeram parte da amostra 176 alunos do 4º ao 9º período que estão terminando, respectivamente, as Clínicas Integradas I, II, III, IV, V e VI. A coleta de dados foi feita através da aplicação de um questionário composto por questões que traçaram o perfil do estudante, além de perguntas fechadas sobre o tema e uma única questão aberta: “O que poderia ser feito para minimizar as situações negativas do atendimento a esses pacientes?”. Posteriormente, os dados foram analisados através do método do Discurso do Sujeito Coletivo simplificado. Os resultados trouxeram reflexões importantes para a tomada de decisões que contemplam uma atenção à saúde de qualidade, demonstrando a falta de abordagem acadêmica sobre o tema e, consequentemente, a falta de preparo dos alunos diante da possibilidade de atender esses pacientes. Concluiu-se que se faz necessária a introdução, no currículo acadêmico, por parte da universidade, de disciplinas, cursos, projetos que exponham o assunto e permitam a formação de profissionais melhor capacitados e mais seguros para atender esse público.
Descrição: Iris do Céu Clara Costa; Isabelita Duarte de Azevedo; Rosires Magali Bezerra de Barros.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/966
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[2014] Análise da percepção dos estudantes do curso de odontologia da UFRN.pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.21,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.