Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/965
Título: Alterações periodontais decorrentes do uso de diferentes técnicas cirúrgicas para tracionamento de caninos impactados: uma revisão sistemática
Autor(es): Maranhão, Olga Benário Vieira
Palavras-chave: Dente Impactado;Procedimentos Cirúrgicos Bucais;Retração Gengival;Atrofia Periodontal
Data do documento: 7-Nov-2014
Editor: Odontologia
Referência: MARANHÃO, Olga Benário Vieira. Alterações periodontais decorrentes do uso de diferentes técnicas cirúrgicas para tracionamento de caninos impactados: uma revisão sistemática. 2014. 23f. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Introdução: Uma das formas de tratamento do canino superior impactado é a associação entre técnicas ortodônticas e cirúrgicas. O objetivo do trabalho foi avaliar, por meio de uma revisão sistemática, as alterações periodontais decorrentes do uso de diferentes técnicas de exposição cirúrgica para o tracionamento ortodôntico de caninos superiores impactados por palatino. Material e métodos: Realizou-se uma busca eletrônica nas bases de dados Medline (BIREME), Lilacs, Pubmed, Scopus, Science Direct e Web of Science sem restrição de ano de publicação. Ensaios clínicos randomizados que avaliaram a saúde periodontal de caninos superiores impactados por palatino tracionados ortodonticamente após exposição cirúrgica foram incluídos neste estudo. A avaliação periodontal deveria ser realizada no mínimo três meses após o término do tracionamento ortodôntico. Resultados: Foram selecionados quatro artigos que avaliaram as técnicas cirúrgicas de tracionamento aberto e fechado. Os estudos mostraram não haver diferenças significativas entre as alterações periodontais causadas pelas duas abordagens cirúrgicas, e os caninos tratados apresentaram condições periodontais similares aos não tratados. Conclusão: A análise dos estudos sugere que as técnicas de tracionamento aberto e fechado podem ser utilizadas sem que haja comprometimento clinicamente importante dos tecidos periodontais de caninos superiores permanentes impactados por palatino.
Descrição: José Sandro Pereira da Silva; Hallissa Simplício Gomes Pereira; Sergei Godeiro Fernandes Rabelo Caldas
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/965
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[2014] Alterações periodontais decorrentes do uso de diferentes técnicas cirúrgicas.pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.2387,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.