Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9646
Title: A satisfação no trabalho: um estudo feito com os estagiários da sede da COSERN
Authors: Silva, Rafaela Romão da Costa
Keywords: Satisfação no trabalho;Estagiários;Dimensões
Issue Date: 13-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Rafaela Romão da Costa. A satisfação no trabalho: um estudo feito com os estagiários da sede da COSERN. 2019. 65f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A satisfação no trabalho é uma das principais vertentes no estudo da gestão de pessoas. Entender o que satisfaz um colaborador é fundamental para a empresa atingir altos níveis de produtividade. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o nível de satisfação no trabalho dos estagiários da COSERN, conforme o modelo de Siqueira (2008). Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa. A ferramenta utilizada para obtenção dos dados foi a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), proposta por Siqueira (2008) que analisa a satisfação no trabalho por meio de cinco dimensões: chefia, natureza do trabalho, salario, promoções e colegas de trabalho, a qual foi aplicada em uma amostra de 48 estagiários que já estavam a mais de três meses na empresa. Os dados foram analisados em planilhas do Excel, os quais geraram gráficos para as análises quantitativas. De um modo geral os dados revelam um bom nível de satisfação dos estagiários em todas as dimensões, sendo as maiores medias para chefia e colegas de trabalho e as menores para promoções e natureza do trabalho. Chega-se à conclusão que a empresa precisa realizar ações para aumentar o nível de satisfação dos estagiários e consequentemente a produtividade.
Abstract: Job satisfaction is one of the main aspects in the study of people management. Understanding what satisfy an employee is critical for the company to achieve high levels of productivity, according to Siqueira’s (2008) model. This research aims to analyze the level of job satisfaction of COSERN interns. This is an descriptive research with a quantitative approach. The tool used to obtain the data was the Job Satisfaction Scale (JSS), proposed by Siqueira (2008), which analyzes job satisfaction across five dimensions: leadership, nature of work, salary, promotions and co-workers. Which was applied to a sample of 48 interns who had been with the company for more than three months. Data were analyzed in Excel spreadsheets, which generated graphs for quantitative analysis. Overall, the data shows a good level of satisfaction from the interns at all dimensions, with the highest ratings for managers and co-workers and the lowest for promotions and nature of work. It is concluded that the company needs to take actions to increase the satisfaction level of the interns and consequently the productivity.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9646
Other Identifiers: 20155134592
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SatisfacaoTrabalhoEstagiarios_Silva_2019Estudo feito com os estagiários da sede da COSERN, com a finalidade de conhecer a satisfação no trabalho dos estagiários da empresa, baseado na Escala de Satisfação no Trabalho, validada por Siqueira (2008), onde a satisfação é dividida em cinco dimensões: satisfação com a chefia, satisfação com os colegas de trabalho, satisfação com a natureza do trabalho, satisfação com as promoções e satisfação com o salário.1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.