Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/964
Título: Papel das entidades odontológicas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Allocation Of dentistry brazilian entities
Autor(es): Nunes, Luana Maria Ferreira
Palavras-chave: Instituições odontológicas;Educação em odontologia;Associações profissionais
Data do documento: 28-Jan-2014
Editor: Odontologia
Referência: NUNES, Luana Maria Ferreira. Papel das entidades odontológicas brasileiras. 2014.18 f. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: A odontologia brasileira passou por profundas transformações nas últimas décadas motivadas por mudanças na sociedade brasileira de natureza política, econômica, social e trabalhista. Essas transformações exigiram das entidades odontológicas a capacidade de organização em torno de seus interesses comuns, articulação política e a reivindicação de direitos para a valorização da odontologia e dos profissionais dos serviços público e privado. O objeto da presente pesquisa foi compilar as atribuições legais e estatutárias das principais entidades odontológicas e discutir sua importância no desenvolvimento da odontologia brasileira. Foi realizada uma revisão da literatura em bases de pesquisa (Google, Google acadêmico, Bireme, LILACS, BVS, SciELO, WHOLIS, MEDLINE) utilizando descritores: História da Odontologia ; Odontologia Legal; Educação em Odontologia; Sindicatos; Conselhos de Especialidades Profissionais; Odontólogos; Associação; Associações Profissionais; Academias e Institutos; Instituições Odontológicas; Corporações Profissionais; Prática Profissional; Organizações de Normalização Profissional; Gerenciamento da Prática Profissional; Mercado e Odontologia. A pesquisa revelou poucos trabalhos publicados em periódicos científicos indexados sobre entidades profissionais, assim como, a inexistência de artigos acerca das entidades odontológicas. A maioria dos artigos disponíveis foi publicada em veículos de divulgação oficial das entidades odontológicas, tendo como principal finalidade informar suas ações aos associados ou aos cirurgiões-dentistas em geral. As entidades odontológicas são fundamentais para o desenvolvimento da classe profissional e da sociedade devido ao poder reivindicatório que estas exercem junto ao atores do processo decisório, sendo, portanto, o mais eficiente instrumento de valorização e de conquistas profissionais.
Descrição: Pedro Alzair Pereira da Costa ; Gustavo Barbalho Guedes Emiliano; Antônio Ricardo Calazans Duarte ;Gláucio de Morais e Silva
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/964
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[2014] Papel das entidades odontológicas brasileiras.pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.2256,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.