Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/962
Title: Empresa familiar e satisfação no trabalho: um estudo de caso na Luminária – uma pequena empresa de varejo eletricista de Natal
Authors: DANTAS, Natália Regina da Silva
Keywords: Empresa familiar;Satisfação no trabalho;Motivação
Issue Date: 2014
Publisher: Administração
Citation: DANTAS, Natália Regina da Silva. Empresa familiar e satisfação no trabalho: um estudo de caso na Luminária – uma pequena empresa de varejo eletricista de Natal. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: As empresas familiares representam grande parte das organizações brasileiras, o que lhes confere lugar de destaque tanto no panorama social quanto econômico e político. Contudo, há uma necessidade de se estudar seu comportamento, já que esse tipo de organização apresenta dificuldades e vantagens específicas às empresas tradicionais. Junto a isso vem a satisfação do trabalhador, que surge com a necessidade de valorização dos funcionários nas organizações. Nesse sentido, a satisfação é um dos pontos chave para o bom desempenho dos trabalhadores e sua permanência na organização, tornando-a mais forte e competitiva. A pesquisa vem destacar a importância de a instituição dar atenção a esta vertente como forma de troca, levando os servidores a também valorizarem seu trabalho e a organização na qual trabalham. O estudo analisou a satisfação dos funcionários da Luminária, uma pequena empresa familiar na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, que visou diagnosticar os problemas organizacionais relativos ao tema abordado, coletando-se os dados através de questionário aplicado junto aos funcionários e gestores. Os resultados demonstraram que, de modo geral, os servidores estão satisfeitos com seu trabalho, mas foram destacados alguns pontos de insatisfação, que pedem novos projetos de integração, promoção e definição do trabalho, para alcançar maior satisfação no trabalho e a melhoria do desempenho.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Afrânio Galdino de Araújo (UFRN) e Adrianne Paula Vieira de Andrade (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/962
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NatáliaRSD_Monografia.pdfTexto completo594.04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons