Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9564
Title: Práticas Sustentáveis da Gestão em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN): Revisão Sistemática
Authors: Assis, Thaís Yost da Costa
Keywords: sustentabilidade; gestão ambiental; gestão sustentável; unidade de alimentação e nutrição; unidade produtora de refeição.
Issue Date: 29-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ASSIS, Thaís Yost da Costa. Práticas sustentáveis da gestão em unidades de alimentação e nutrição (UAN): Revisão Sistemática. 2019. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2019.
Portuguese Abstract: A sustentabilidade é uma das alternativas que visa o respeito ao meio ambiente, sem trazer danos ambientais e protegendo-o para as próximas gerações. Práticas sustentáveis devem ser adotadas por empresas para que possa haver uma redução de danos ambientais. As Unidades de Alimentação e Nutrição – UAN estão diretamente relacionadas a geração de resíduos e ao uso de água e energia tendo assim um compromisso maior com a responsabilidade ambiental. O objetivo desse trabalho foi descrever e categorizar o desenvolvimento das práticas sustentáveis da gestão em UANs encontradas em artigos científicos com o propósito de mapear o conhecimento produzido acerca da temática. A pesquisa foi realizada nas bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Periódicos Capes, no período de Julho a Agosto de 2019. Foram encontradas práticas relacionadas a sustentabilidade como: reaproveitamento de resíduos, descarte de resíduos e separação do lixo, presença do profissional nutricionista, destino do óleo utilizado, o uso de produtos biodegradáveis e gestão hídrica e de energia. Com essa pesquisa, foi possível identificar que a gestão de práticas sustentáveis, em sua grande maioria, não é executada por falta de informações, de treinamento, até mesmo por desinteresse ou falta de compromisso dos gestores. Bem como, se faz necessário a confecção de um instrumento oficial de avaliação das práticas sustentáveis nas UANs, padronizado e validado, para que possa haver fiscalização pelos gestores e órgãos públicos competentes, e também que haja incentivos do governo sobre as UANs a adotarem práticas sustentáveis.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9564
Other Identifiers: 2014000866
Appears in Collections:FACISA - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticasSustentáveisGestão_ASSIS_2019.pdf539.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.