Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/955
Título: Análise e delineamento da estrutura organizacional da UFRN: um estudo de caso nas Secretarias, Superintendências e Unidades Suplementares
Autor(es): Gonçalves, Viviane Cândida
Palavras-chave: Estrutura Organizacional;Componentes estruturais;Universidade
Data do documento: 9-Dez-2014
Editor: Administração
Referência: GONÇALVES, Viviane Cândida. Análise e delineamento da estrutura organizacional da UFRN: um estudo de caso nas Secretarias, Superintendências e Unidades Suplementares. 2014. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: A monografia objetiva explorar a relação entre estrutura organizacional e as implicações funcionais das Secretarias, Superintendências e Unidades Suplementares da Universidade Federal do Rio Grande do Norte conforme os componentes de Mintzberg e Vasconcellos. Para o alcance desse objetivo, a pesquisa, que se classifica como exploratória e descritiva bibliográfica e documental, utilizando a estratégia de estudo de caso múltiplo, já que representa o estudo de várias realidades e análise qualitativa. Foi elaborado um levantamento teórico-metodológico sobre estrutura organizacional e os componentes de dimensões: sistema de atividades, sistema de autoridade e sistema de comunicação. No intuito de verificar essa relação de campo, foram selecionadas oito unidades organizacionais da UFRN. Os dados foram coletados por meio de entrevista. Dessa maneira foram entrevistados 23 gestores pelas Unidades Organizacionais selecionadas da UFRN A relação em análise é tida como necessária e relevante para a academia. Pelos resultados do estudo, é admissível apreender que a centralização e a formalização, duas dimensões da estrutura, influenciam a performance organizacional, segundo Andriollo (2000). Por fim, o estudo almeja contribuir com trabalhos futuros para conduzir a melhorias na temática como um incentivo a influência e inovação da gestão.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/955
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseEDelineamento_Goncalves_2014Texto completo1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons