Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/953
Título: Avaliação da coerência entre os processos seletivos para docentes de cursos de odontologia em instituições federais brasileiras com as diretrizes curriculares nacionais.
Autor(es): Borges, Raul Elton Araújo
Palavras-chave: Seleção de Pessoal;Educação superior;Ensino;Odontologia;Instituições de Ensino Superior
Data do documento: 25-Jan-2014
Editor: Odontologia
Referência: BORGES, Raul Elton Araújo. Avaliação da coerência entre os processos seletivos para docentes de cursos de Odontologia em instituições federais brasileiras com as diretrizes curriculares nacionais. 2014. 21 f. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: A qualidade do ensino em Odontologia começou a ser questionada em decorrência da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e das demandas sociais de saúde da população. Para garantir estes princípios, é fundamental que o professor apresente um perfil que o coloque como mediador do processo ensino-aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo traçar um perfil dos editais para seleção de professores de cursos de Odontologia em instituições públicas federais de excelência e analisar a coerência entre esses processos seletivos com as DCN. A pesquisa foi desenvolvida utilizando os editais de concurso para professores de Odontologia no período de 2009 a 2014. Os resultados demonstram que a maioria dos processos seletivos é desenvolvida em quatro etapas sendo elas: prova escrita, prova didática, memorial e análise de currículo. O perfil do processo seletivo encontrado remete a repetição de modelos tradicionais de ensino, com excessiva valorização da especialidade e fragmentação dos conhecimentos em disciplinas. Para que o perfil dos egressos esteja em consonância com o preconizado pelas DCN, um desafio a ser enfrentado é pensar maneiras de reformular o processo seletivo para professores de Odontologia, assim como investir em processos de desenvolvimento docente permanente.
Descrição: Luiz Roberto Augusto Noro; Irís do Céu Clara Costa; Renata de Oliveira Cartaxo.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/953
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[2014] Avaliação Da Coerência Entre Os Processos Seletivos Para Docentes.pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.2310,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.