Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9477
Title: Remoção de cianobactérias por sedimentação após aplicação da técnica "Flock & Sink": estudo em escala laboratorial
Authors: Silva, Julie da Luz Andrade
Keywords: Eutrofização;Bentonita modificada com lantânio;Policloreto de alumínio;Geoengenharia;Semiárido
Issue Date: 11-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Julie da Luz Andrade. Remoção de cianobactérias por sedimentação após a aplicação da técnica "Flock & Sink": estudo em escala laboratorial. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A eutrofização se tornou o mais importante problema de qualidade de água em todo o mundo e pode acarretar em florações de cianobactérias potencialmente tóxicas, constituindo uma ameaça para o ambiente e para a saúde pública. Algumas características das regiões semiáridas podem intensificar o processo de eutrofização, bem como a ocorrência de florações de cianobactérias. Para realizar o controle da eutrofização, a técnica da Geoengenharia vem recebendo destaque. Dentre as estratégias existentes, uma das promissoras para controle de florações de cianobactérias é a técnica conhecida como Flock and Sink, que, utilizando uma combinação de coagulante e lastro, promove a remoção de cianobactérias da coluna d’água. Dessa forma, nesse trabalho foi realizado um estudo em escala laboratorial buscando avaliar a remoção de cianobactérias por sedimentação após a aplicação da técnica Flock & Sink, com a utilização de coagulantes cloreto de polialumínio (PAC) e Tanfloc isolados ou combinados com argila bentonita natural (BEN) e bentonita modificada com lantânio - Phoslock (PHOS) em amostras de um reservatório eutrofizado da região tropical semiárida. Para isso, foram realizadas análises de clorofila, densidade e biomassa de cianobactérias em amostras de controle e tratamentos. O coagulante PAC isoladamente reduziu significativamente a clorofila. O PHOS apresentou melhor desempenho que a BEN, porém, a ação individual dos coagulantes foi o suficiente para remover significativamente as cianobactérias da coluna d’água.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9477
Other Identifiers: 20180008648
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
remocaodecianobacterias_monografia.pdf933.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.