Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/947
Title: Tratamento odontológico em pacientes com câncer: revisão sistemática
Other Titles: Dental treatment in patients with cancer: a systematic review
Authors: Santos, Felipe de Carvalho
Keywords: odontologia;câncer;pacientes;revisão
Issue Date: 26-Nov-2014
Publisher: Odontologia
Citation: SANTOS, Felipe de Carvalho. Tratamento odontológico em pacientes com câncer: revisão sistemática. 2014. 20 f. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O seguinte trabalho tem como objetivo abordar o tratamento odontológico do paciente oncológico, destacando o que deve ser feito em cada etapa da doença. Foram utilizadas como fontes de pesquisa: artigos coletados das seguintes bases de dados eletrônicas: PubMed, SciELO e LILACS, nos idiomas Inglês, Português e Espanhol, no período de 2004 até 2014. Além de uma referência obtida no site da Organização Mundial de Saúde. O critério de inclusão definido foi artigos que relatam a correlação entre o atendimento odontológico e os pacientes oncológicos, incluindo aspectos relacionados ao tratamento da doença, manejo clínico odontológico e manifestações orais. O critério de exclusão definido foi artigos que relatavam aspectos relacionados ao tratamento odontológico de pacientes com câncer, restringindo-se, apenas, a uma única especialidade da odontologia, além de artigos que abordavam apenas características clínicas e/ou histopatológicas da doença. As estratégias de busca foram realizadas utilizando as seguintes palavras: “odontologia”, “câncer”, “pacientes”, “tratamento”. Sendo utilizadas um total de 20 referências. 10 estudos abordavam o tratamento do câncer, 18 estudos abordavam as manifestações orais e 18 estudos abordavam o manejo clínico odontológico. O tratamento oncológico em si pode proporcionar algumas manifestações orais, destacando-se a mucosite e a osteorradionecrose, infecções fúngicas e virais, perda do paladar, trismo, cárie de radiação, xerostomia, alterações no periodonto, dentre outras. O cirurgião-dentista precisa conhecer as características da doença, para que possa atuar dentro do seu campo de atuação, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente, atuando em cada etapa da doença, de acordo com as necessidades do paciente.
Description: Antônio de Lisboa Lopes Costa; Ana Miryam Costa de Medeiros; Patrícia Teixeira de Oliveira.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/947
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2014] Tratamento odontológico em pacientes com câncer.pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.2615.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.