Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9469
Title: A gestão da educação especial para a perspectiva inclusiva: análise do estado do Rio Grande do Norte e do município do Natal
Authors: Silva, Raquel Medeiros da
Keywords: Gestão educacional.;Educação especial.;Educação inclusiva.
Issue Date: 27-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Raquel Medeiros da. A gestão da educação especial para a perspectiva inclusiva: análise do estado do Rio Grande do Norte e do Município do Natal / Raquel Medeiros da Silva. - Natal, 2019. 46 f.: il.
Portuguese Abstract: Essa pesquisa se insere no campo da Gestão Educacional e da Educação Especial focando na gestão para a educação inclusiva. Tem como objetivo analisar as políticas públicas do estado do Rio Grande do Norte e do município do Natal no que diz respeito a Educação Especial e Inclusiva quanto a organização da gestão dessas nessas instâncias. A pesquisa foi orientada pelo método comparativo (CIAVATTA, 2009). Teve como fontes de dados a análise de documentos relacionados à Educação Especial/Inclusiva do referido município e estado, bem como documentos de âmbito nacional. Importante procedimento metodológico para produção dos dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com uma gestora do setor de Educação Especial do município de Natal e com uma gestora da subcoordenadoria de Educação Especial do estado do Rio Grande do Norte. Percebeu-se muitas semelhanças, o que era de se esperar, pois compartilham as mesmas diretrizes nacionais. Mesmo assim há diferenças que se devem a leitura local dessas diretrizes. As diferenças também estão relacionadas à dimensão das redes e às formas de organização que entendem ser mais eficazes com a estrutura de recursos que possuem. Os dados indicam preocupação de ambas redes de ensino com a organização da matrícula antecipada dos alunos público-alvo da educação especial, com a sistematização de planejamentos que contemplem as especificidades de aprendizagem desses alunos, com a formação continuada dos profissionais que atuam na educação especial, com o acompanhamento junto às escolas para dar suporte ao trabalho de gestão escolar e professores e para dar suporte a sistematização do Projeto Político Pedagógico que contemple a inclusão. As gestões do município do Natal e do estado do Rio Grande do Norte têm clareza da defesa da educação inclusiva, entendendo que ela demanda serviços, recursos, acessibilidade para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9469
Other Identifiers: 2014052441
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestaoeducacaoEspecial_Silva_2019.pdf458.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.