Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/946
Title: Influência do modo de armazenamento sobre os elásticos sintéticos intraorais
Authors: Amorim, Danielly Carlos Melo de
Keywords: Ortodontia Corretiva;Hipersensibilidade ao látex;Elastômeros
Issue Date: 11-Nov-2014
Publisher: Odontologia
Citation: AMORIM, Danielly Carlos Melo de. Influência do modo de armazenamento sobre os elásticos sintéticos intraorais. 2014. 24 f. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Introdução: Os elásticos intermaxilares sintéticos surgiram como uma alternativa para uso clínico em pacientes com sensibilidade ao látex. Assim sendo, o objetivo do estudo foi avaliar a influência do modo de armazenamento dos elásticos intra-orais sintéticos a longo prazo. Materiais e métodos: Utilizou-se 100 elásticos sintéticos 3/16”, sendo 50 da marca comercial Morelli® e os demais da American Orthodontics® (AO). Os elásticos foram aleatoriamente divididos em 10 grupos com 10 elásticos de acordo com a temperatura de armazenamento (sob refrigeração e temperatura ambiente), exposição e não exposição à condição ambiental do meio de armazenamento (em envelope fechado ou não). Para mensuração da força em cada grupo, os elásticos foram distendidos e mensurados em 6 aumentos progressivos de 100% de sua luz interna pela máquina de ensaios Mesdan®. Os ensaios foram divididos em dois períodos: imediatos com os elásticos “como recebido” do fabricante e após 6 meses. Os dados foram analisados em software estatístico SPSS 16.0, sendo aplicada a análise de variância One-way e pós teste de Tukey. Resultados: Os elásticos da AO não apresentaram diferença estatisticamente significativa nos períodos avaliados, enquanto que os da Morelli apresentaram diferença estatística (p=0,021) apenas quando distendidos 3x do seu tamanho original. Neste grupo, o armazenamento na geladeira em envelope lacrado ou não lacrado melhorou as propriedades mecânicas do material. Conclusão: O modo de armazenamento dos elásticos sintéticos durante 6 meses não influencia significativamente seu comportamento mecânico.
Description: Sergei Godeiro Fernandes Rabelo Caldas; Hallissa Simplício Gomes Pereira; Cícero Florêncio Filho.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/946
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2014] influência do modo de armazenameto sobre os elásticos .pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.2728,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.