Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/945
Título: Influência da temperatura e umidade sobre os elásticos intraorais de látex e sintéticos
Autor(es): Medeiros, Layssa Karolinne da Silva
Palavras-chave: Ortodontia corretiva;Látex;Elastômeros
Data do documento: 11-Nov-2014
Editor: Odontologia
Referência: MEDEIROS, Layssa Karolinne da Silva. Influência da temperatura e umidade sobre os elásticos intraorais de látex e sintéticos. 2014. 19 f. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Introdução: Os elásticos intermaxilares são dispositivos comumente utilizados na prática clínica ortodôntica. Sendo assim, o objetivo do estudo foi avaliar a influência do modo de armazenamento sob elásticos intraorais de látex e sintéticos a longo prazo. Materiais e Métodos: Utilizou-se 100 elásticos intraorais da marca comercial American Orthodontics® (AO), de força média e tamanho padrão de 3/16’’, sendo 50 de látex e 50 sintéticos. Os elásticos foram divididos aleatoriamente em 10 grupos com 10 elásticos de acordo com a composição do material, temperatura de armazenamento (sob refrigeração e temperatura ambiente), exposição e não exposição à condição ambiental do meio de armazenamento (em envelope fechado ou não). Para mensuração da força em cada grupo, os elásticos foram distendidos e mensurados em 6 aumentos progressivos de 100% de sua luz interna pela máquina de ensaios MESDAM LAB 3000®. Os ensaios foram divididos em dois períodos: imediatos com os elásticos “como recebido” do fabricante e após 6 meses. Os dados foram analisados em software estatístico SPSS 16.0, sendo aplicada a análise de variância One-way e pós teste de Tukey. Resultados: A força exercida pelos elásticos AO de látex foram estatisticamente maior que os AO sintéticos. Com relação aos modos de armazenamento supracitados, observou-se que não houve interferência nas propriedades mecânicas dos elásticos. Conclusão: Os elásticos de látex avaliados apresentaram um melhor desempenho mecânico quando comparado aos sintéticos. Os elásticos podem ser armazenados em qualquer uma das formas adotadas no presente estudo, considerando que as propriedades mecânicas dos mesmos não sofreram modificações.
Descrição: Sergei Godeiro Fernandes Rabelo Caldas; Hallissa Simplício Gomes Pereira; Cícero Florêncio Filho.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/945
Aparece nas coleções:Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[2014] influência da temperatura e umidade sobre os elásticos.pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.2391,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.