Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9446
Title: As construções da BNCC e a questão dos estudos das relações étnico-raciais
Authors: Silva, Jane Claudia da
Keywords: Currículo.;Base Nacional Comum Curricular.;Educação das Relações Étnico-raciais.
Issue Date: 18-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Jane Cláudia da. As construções da BNCC e a questão dos estudos das relações étnico-raciais. 2018. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este artigo tem como objetivo discutir as relações estabelecidas entre a construção da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a educação das relações étnicoraciais, no componente curricular História, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como base a segunda versão do documento - BNCC (2016), e a versão homologada - BNCC (2017). Para isso, utilizamos a análise documental e realizamos entrevistas com dois professores que participaram da elaboração da segunda versão dessa Base Nacional Curricular. Os resultados sinalizaram que o processo de construção da BNCC foi conturbado, especialmente considerando o cenário político do Brasil, durante os processos de sua elaboração e aprovação. Ressaltamos, ainda, que a educação para as relações étnico-raciais pouco é tratada no componente curricular História, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, na versão homologada da Base.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9446
Other Identifiers: 2013036837
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As conctruções da BNCC e o Estudos das relações etnico racial.pdfAS CONSTRUÇÕES DA BNCC E A QUESTÃO DOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS573.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.