Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9429
Título: Responsabilidade sócio-ambiental no turismo: um estudo na rede hoteleira da Via Costeira em Natal/RN
Autor(es): Virginio, Darlyne Fontes
Palavras-chave: Turismo;Tourism;Inclusão social;Social Inclusion;Meio ambiente;Environment;Sustentabilidade;Sustentability;Empresários da hotelaria;Hotels web entrepreneurs
Data do documento: 7-Nov-2007
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VIRGINIO, Darlyne Fontes. Responsabilidade sócio-ambiental no turismo: um estudo na rede hoteleira da Via Costeira em Natal/RN. 144f. 2007. Monografia (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007.
Resumo: Em função da expansão do turismo como atividade de lazer e liberação do estresse cotidiano das pessoas no momento em que viajam, é necessário observar e acompanhar os avanços econômicos e os benefícios sócio-ambientais desempenhados nesse sistema. Muito se fala de desenvolvimento, crescimento econômico, sustentabilidade, etc, mas até onde o turismo melhora ou contribui para que a prosperidade social seja também alcançada? Será que os inúmeros empregos e renda que gera suprem as carências da população local, além de aliar o uso dos recursos naturais à falta de um planejamento? E, principalmente, será que as empresas do setor turístico encaram todos esses entraves com responsabilidade? A inclusão social e a gestão correta do meio ambiente fazem-se medidas a serem encaradas com urgência pelos diversos atores envolvidos no turismo, através da análise e identificação de ações de responsabilidade sócio-ambiental praticadas pelos empresários da hotelaria situados na Via Costeira de Natal/RN, configurando-se como objetivo desse estudo é que se buscou realizar o trabalho proposto. Que se trata de uma pesquisa de natureza essencialmente qualitativa, a qual contou com a realização de entrevistas junto aos gestores desses empreendimentos. O presente trabalho alcançou os objetivos propostos no que se refere à existência de ações de cunho social e ambiental praticadas em prol da sociedade e do meio; ações essas que mostram e destacam a presença de fatos isolados em cada hotel estudado, mas que somados aos demais, representam muito para o turismo, a sociedade e o meio ambiente, como por exemplo, o aspecto de que todos praticam algum tipo de política ambiental em seu empreendimento e, pelo menos, 70% ajudam alguma instituição social. Acredita-se que a responsabilidade social e ambiental é um conjunto de ações que depende única e exclusivamente da vontade de Governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada em estabelecer ações de cidadania e solidariedade para com os demais, principalmente numa atividade como o turismo que infere relações muito próximas entre as comunidades locais e os turistas, assim como destes com o meio natural, o que infere a busca por um desenvolvimento mais igual e, portanto, sustentável para a maioria.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9429
Outros identificadores: 200404571
Aparece nas coleções:Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResponsabilidadeSocioAmbiental_Virginio_2007.pdfMonografia-Turismo3,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons