Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9393
Title: Analise da importância do salto vertical e força de membros inferiores nas situações de rebote e bloqueio de rebote em uma partida de basquetebol.
Authors: Sousa, Rodolfo Nobre
Keywords: Basquetebol. Salto Vertical. Força.
Issue Date: 1-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUSA, Rodolfo Nobre. Análise da importância do salto vertical e força de membros inferiores nas situações de rebote e bloqueio de rebote em uma partida de basquetebol. 2019.13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Departamento de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2019.
Portuguese Abstract: O objetivo principal deste estudo é analisar a importância do salto vertical e a força de membros inferiores em situações de rebote e bloqueio de rebotes dentro de uma partida de Basquetebol, visto que é um desporto praticado, muitas vezes, pelo alto, no mínimo há 3,05m do solo. Não vamos considerar a qualidade da parte técnica, mas sim duas variáveis físicas (peso total e salto vertical), para as 3 posições clássicas do esporte que são: armador, ala e pivô. O estudo foi realizado com base nos dados estatísticos coletados em 3 sessões de treinamento em atletas universitários da equipe de basquetebol da Universidade Federal do Rio Grande Norte com idade entre 18 e 24 anos. Para análise estatística utilizamos os valores de tendência central e seus derivados e um cálculo do coeficiente de variação percentual (cv%), onde determinamos o valor de 0,20 como ponto de corte para decidir entre a utilização da média ou da mediana, desta forma decidimos utilizar a média, pois, os valores de coeficiente de variação eram inferiores ao ponto de corte. Foram encontradas algumas relações entre as médias do peso total das 3 posições e as respectivas médias dos saltos verticais. Também se concluiu que este tipo de análise pode fornecer subsídios consistentes para que técnicos possam estruturar adequadamente suas estratégias de treinamentos e de jogos futuros.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9393
Other Identifiers: 2014016285
Appears in Collections:Educação Física (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC.pdfTCC com ficha catalográfica.701,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons