Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9390
Title: A base orientadora para pesquisar e sua relação como conhecimento escolar: um diagnóstico a partir de estudantes da educação básica no município de Caicó/RN
Authors: Araújo, Cíntia Medeiros de
Keywords: BOA.;Orientação da ação.;EBOCA.;Action orientation.;Pesquisa.;Theory of Galperin.;Teoria de Galperin.;Search.
Issue Date: 11-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Cíntia Medeiros de. A base orientadora para pesquisar e sua relação como conhecimento escolar: um diagnóstico a partir de estudantes da educação básica no município de Caicó/ RN. 2019. 69 f. Monografia - (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Ensino Superior do Seridó - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2019.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a base orientadora da ação acerca da habilidade de pesquisar e sua inserção como conhecimento formativo da educação básica. Tem como marco teórico a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin e foi desenvolvida através de uma investigação de natureza interpretativa de desenho qualitativo em uma escola do município de Caicó com estudantes do 5° ano do ensino fundamental da Educação Básica. Com o objetivo de estudar a base orientadora desses, a partir do diagnóstico de sua representação em relação ao modelo do objeto e da ação; elaborar um esquema da base orientadora completa da ação (EBOCA) que represente a invariante dessa ação em função de seu conceito e operações; diagnosticar o nível de orientação dos estudantes em relação ao EBOCA e discutir a formação da habilidade a luz da teoria da formação planejada das ações mentais e dos conceitos como um conhecimento escolar necessário. Como estratégia metodológica utiliza da Prova Pedagógica e da análise de dados em relação à um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) que representa o caráter invariante da ação investigada. Foi constatado que os estudantes ainda não tem uma Base Orientadora da Ação (BOA) ideal, como a que consta no EBOCA. Os resultados evidenciam que a representação da orientação diagnosticada como conhecimento dos alunos apresenta fragilidades em relação ao seu aspecto conceitual e operativo que de acordo com os pressupostos epistemológicos da pesquisa implicam em um conhecimento particularizado, limitado da ação investigada, que em termos de aprendizagem acarreta em um baixo poder de generalização da habilidade e de transferência de aprendizagem para contextos diversos.
Abstract: This research has as object of study the guiding base of the action about the research ability and its insertion as formative knowledge of the basic education. Its theoretical framework is the Theory of Planned Formation of Mental Actions and Concepts of P. Ya. Galperin and was developed through an interpretative research of qualitative design in a school in the municipality of Caicó with students of the 5th grade of elementary school. In order to study the guiding basis of these, from the diagnosis of their representation in relation to the object and action model; elaborate a scheme of the complete action guiding base (EBOCA) that represents the invariant of this action in function of its concept and operations; diagnose students' level of orientation towards EBOCA and discuss skill formation in light of the theory of planned training of mental actions and concepts as a necessary school knowledge. As a methodological strategy it uses the Pedagogical Proof and the data analysis in relation to a Complete Action Orientation Base Scheme (EBOCA) that represents the invariant character of the investigated action. It has been found that students do not yet have an ideal Action Guiding Base (BOA) such as the one in EBOCA. The results show that the representation of the orientation diagnosed as knowledge of the students presents weaknesses in relation to its conceptual and operative aspect that, according to the epistemological assumptions of the research, imply a particularized, limited knowledge of the investigated action, which in terms of learning entails a low power of skill generalization and transfer of learning to diverse contexts.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9390
Other Identifiers: 2015052769
Appears in Collections:CERES - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BaseOrientadora_Araújo_20191,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons