Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9338
Title: Uma análise da inserção da educação ambiental no curso de Pedagogia Presencial da UFRN: defesa da abordagem dos temas ambientais no currículo
Authors: Mometto, Leyse Thatiana Ramalho Silva
Keywords: Educação Ambiental;Formação de Professores;Pedagogia
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MOMETTO, Leyse Thatiana Ramalho Silva. Uma análise da inserção da educação ambiental no curso de Pedagogia presencial da UFRN: defesa da abordagem dos temas ambientais no currículo. 2018. 32 f. Artigo (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A qualidade Ambiental tem sido uma preocupação constante ao redor do mundo, gerando diversos esforços no que diz respeito à educação dos cidadãos para solução dos problemas ambientais. Neste sentido, a Educação Ambiental (EA) se configura em uma estratégia educativa com vistas a um novo modelo de sociedade na qual os indivíduos possuem valores sociais e são sensíveis ao cuidado da natureza como sujeitos ecológicos. Contudo, a abordagem das questões ambientais precisa estar presente na construção dos currículos de formação de professores, uma vez que os documentos oficiais, como a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795, de 1999), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (Resolução nº 2 de 2015) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orientam a inserção dos temas ambientais na prática pedagógica. Neste contexto, este trabalho visa evidenciar como a Educação Ambiental está inserida no curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para isso foi realizada uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), reformulado em 2017. Nossos resultados apontam para o que chamamos aqui de apagamento da Educação Ambiental ocorrida na reformulação do novo PPC do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRN e apresenta alguns caminhos para amenizar esta situação.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9338
Other Identifiers: 2014020368
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseInsercaoEducacaoAmbiental_Mometto_2018.pdf458.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons