Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9320
Title: Controle orçamentário e geração de informações para a tomada de decisões: um estudo sobre a usabilidade da ferramenta SIPAC pelos centros acadêmicos da UFRN
Authors: Silva, Fabiano Guedes da
Keywords: SIPAC, Módulo orçamentário, Tomada de decisão
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Fabiano Guedes da. Controle orçamentário e geração de informações para a tomada de decisões: um estudo sobre a usabilidade da ferramenta SIPAC pelos Centros Acadêmicos da UFRN. 2019. 44f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Contábeis, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O trabalho teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a percepção dos usuários do SIPAC quanto à efetividade e uso desse sistema como ferramenta de gestão, controle orçamentário para a tomada de decisões na UFRN, a partir dos Centros Acadêmicos: Centro de Biociências - CB; Centro de Ciências da Saúde - CCS; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCHLA e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA. Com a finalidade de descrever as principais variáveis que afetam a funcionalidade da ferramenta SIPAC no contexto da gestão dos centros. A metodologia utilizada foi a abordagem de pesquisa predominantemente quantitativa, utilizando-se de entrevista com a utilização de questionário para o levantamento de dados, aplicado junto aos diretores e responsáveis pelos SEO’s dos Centros mencionados. Após a análise dos dados, puderam-se constatar alguns fatores relevantes que influenciam negativamente na efetiva funcionalidade da ferramenta SIPAC, Módulo Orçamento, no contexto de gestão dos Centros acadêmicos da UFRN. Foi constatado que os fatores que tiveram maior influência sobre a efetiva funcionalidade do SIPAC foram a falta de capacitação, a falta de manuais de orientação e operações do módulo orçamentário, a falta de padronização das operações dos SEO’s e a integração não correta dos dados entre SIAFI e SIPAC. Foi constatado também que os respondentes dos questionários aplicados na pesquisa têm o SIPAC como ferramenta útil para ser utilizado no controle da gestão e para ser utilizado para a tomada de decisão, no entanto, a gestão não o utiliza como único instrumento para esse fim. Como forma de melhorar a efetiva funcionalidade do SIPAC, foi proposta a capacitação dos gestores e responsáveis pelos SEO’s, a criação de manual de operações do módulo orçamentário, a padronização das operações dos SEO’s e buscar junto à SINFO, formas de melhorar a integração SIAFI e SIPAC.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9320
Other Identifiers: 2014087017
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ControleOrcamentario_Silva_2019975.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.