Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/932
Título: O papel social do bibliotecário em áreas de influência indireta dos parques eólicos no Rio Grande do Norte: implantação da Biblioteca Comunitária Mar e Terra
Autor(es): Nascimento, Bárbara Tereza Costa do
Palavras-chave: Papel social do bibliotecário;Biblioteca comunitária;Áreas de influência indireta
Data do documento: 2014
Editor: Biblioteconomia
Referência: NASCIMENTO, Bárbara Tereza Costa do. O papel social do bibliotecário em áreas de influência indireta dos parques eólicos no Rio Grande do Norte: implantação da Biblioteca Comunitária Mar e Terra. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Enfatiza a primordialidade do profissional da informação e do fazer biblioteconômico na execução de projetos que objetivam a inclusão social a partir da implantação de bibliotecas comunitárias em áreas de influência indireta onde estão inseridos parques eólicos. Informa que na atual realidade socioeconômica do Rio Grande do Norte a energia eólica tem sido o principal investimento no setor do meio ambiente. Afirma que as consultorias ambientais e empreendedores do segmento possuem responsabilidade social com as comunidades e regiões afetadas. Essas regiões costumam fazer parte de um panorama deficitário no que se refere a participação cultural e econômica. Explica o processo de desenvolvimento de programas, projetos e ações sociais com o objetivo de incluir socialmente as regiões afetadas no cenário da produção e comercialização de energia. Apresenta em caráter qualitativo a influência profissional do bibliotecário como agente instituidor de ações que melhoram a qualidade de vida dos moradores da Comunidade Ponta do Mel a partir de serviços oferecidos no ambiente da Biblioteca Mar e Terra. Conclui a partir dos resultados, que problemas característicos da região beneficiada com a biblioteca tiveram melhorias significativas, tais como a redução da ociosidade na escola, o diálogo entre empreendedores e moradores e a missão social que se atribui ao bibliotecário nesse setor de atuação.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/932
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PapelSocialDoBibliotecario_Nascimento_2014.pdfTexto completo1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons