Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9267
Title: C-Syncker - Desenvolvimento de um assistente computacional para geração de resultados pré-composicionais
Authors: Pessoa, Matheus Estevam de Carvalho
Keywords: Sistema Schillinger de Composição Musical;Arquitetura MVC;Engenharia de Software;Padrões de Projeto;C-Syncker.
Issue Date: Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PESSOA, Matheus Estevam de Carvalho. C-SYNCKER : desenvolvimento de um assistente computacional para geração de resultados pré-composicionais. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Segundo Silva (2016), o Sistema Schillinger de Composição Musical (SSCM) (2004) aborda a composição musical através de qualidades musicais que apresentam quantidades, i.e., valores numéricos que podem ser combinados para gerar novos resultados. Essa forma de representação possibilita a criação de procedimentos computacionais que automatizam a tarefa de criar as combinações através de operações específicas, permitindo aos músicos uma maior agilidade e flexibilidade na tarefa de composição. O objetivo deste trabalho foi desenvolver o C-Syncker, uma aplicação baseada em uma arquitetura extensível, boas práticas de programação e padrões de projeto, que auxilia na composição musical, através das técnicas propostas no SSCM, gerando resultados visuais no formato de partitura ou audíveis como arquivos de áudio sintetizados. Realizou-se então um estudo sobre engenharia de software baseado em Bezerra (2015), para entender as etapas de desenvolvimento, de Buschmann (et al, 1996), para uso do MVC, e Gamma (et al, 2000), para aplicação dos padrões de projeto. Diante disso, obteve-se uma aplicação que gera resultados pré-composicionais. Foi possível constatar que usar o MVC junto com padrões de projeto aumenta a reutilização de código, melhora sua legibilidade e permite criar um sistema que pode ser mantido e legado à outros programadores para melhorá-lo.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9267
Other Identifiers: 20170009098
Appears in Collections:Engenharia de Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSynckerDesenvolvimentoAssistente_Pessoa_2019.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons