Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9263
Title: Estudo das principais variações de custo entre orçado e realizado em obras de construção civil de uma empresa de Natal-RN
Authors: Braga, Gustavo Emanuel de Assis
Keywords: Construção Civil - Custo;Custo orçado;Custo executado;Curva ABC
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BRAGA, Gustavo Emanuel de Assis. Estudo das principais variações de custo entre orçado e realizado em obras de construção civil de uma empresa de Natal/RN. 2019. 17f. Artigo científico (graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa se consistiu em um comparativo entre os custos orçados e os custos realizados para a execução de duas obras de construção civil executadas no estado do Rio Grande do Norte, identificando se os custos desempenhados estão de acordo com os custos previstos nos orçamentos e apontando os causadores das principais variações de custo sobre os valores finais das obras. Para o presente estudo utilizou-se duas obras, uma com licitação pública e outra privada. Os custos orçados foram obtidos mediante o orçamento base dos contratos. Para os custos realizados reuniram-se notas fiscais, recibos, notas de entrega de material e folhas de pagamento disponibilizados pela empresa em questão. Foi gerada curva ABC por categorias de materiais orçados e realizados para as duas obras. Foram obtidas variações de 0,52% e 3,72% para maior do custo realizado sobre o orçado para as obras privada e pública, respectivamente. Os resultados também apontaram reduções no valor dos materiais e aumentos na parcela de mão de obra para ambas as obras estudadas. A categoria referente aos revestimentos esteve presente na faixa A da curva ABC, de maior peso no custo total. Esta categoria sofreu os maiores desvios nos seus custos, sendo apontada como um dos principais responsáveis pelas variações nos valores finais. Este trabalho abordará uma análise das principais variações de custo entre orçado e realizado de duas obras de construção civil, o que poderá servir como base para correções no processo de orçamentação e subsídio para trabalhos futuros.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9263
Other Identifiers: 2014075384
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudodasprincipais_Braga_2019.pdfArtigo científico548,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.