Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9262
Title: Análise do coeficiente de pressão em torno de um cilindro de acrílico
Authors: Freire, Thiago Augusto Duarte
Keywords: Escoamento Externo;Cilindro de acrílico;Túnel de vento;Coeficiente de pressão
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FREIRE, Thiago Augusto Duarte. Análise do coeficiente de pressão em torno de um cilindro de acrílico. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Para uma melhor análise do escoamento externo sobre a superfície de um objeto é necessário que seja executado em um ambiente com condições controladas, como em um túnel de vento e onde se têm os parâmetros conhecidos para aquisição de dados, como o coeficiente de pressão, com o objetivo de melhorar o estudo da aerodinâmica. Este estudo procurou analisar o coeficiente de pressão em torno de um cilindro circular de acrílico com diâmetro de 19 mm dentro do túnel de vento e submetido a um escoamento uniforme com velocidade de 18,81 m/s. Para isto foi necessário a fabricação do cilindro, de uma estrutura para redução da área de teste (582 c), uso de anemômetro e também sendo necessária a calibração para utilização dos sensores. Com isso, o cilindro foi anexado a estrutura com os sensores instalados ao cilindro, para aquisição de dados. Desta forma, a estrutura testada, de acordo com os dados adquiridos, comprovou o comportamento do desenvolvimento do coeficiente de pressão, teórico e prático, em torno do cilindro de acrílico, ocorrendo a compatibilidade entre os dados obtidos neste estudo com os dados apresentados pela literatura.
Abstract: For a better analysis of the external flow on the surface of an object it is necessary to be executed in an environment with controlled conditions, such as in a wind tunnel and where the parameters known for data acquisition, such as the pressure coefficient, have been the goal of improving the study of aerodynamics. This study sought to analyze the pressure coefficient around a circular acrylic cylinder with a diameter of 19 mm inside the wind tunnel and subjected to a uniform flow velocity of 18.81 m/s. For this it was necessary to manufacture the cylinder, a structure to reduce the test area (582 c), use of anemometer and also being necessary the calibration to use the sensors. With this, the cylinder was attached to the structure with the sensors installed to the cylinder, for data acquisition. In this way, the structure tested, according to the acquired data, proved the behavior of the development of the theoretical and practical pressure coefficient around the acrylic cylinder, and the compatibility between the data obtained in this study and the data presented in the literature.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9262
Other Identifiers: 20170010259
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thiago Augusto Duarte Freire.pdf8.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons