Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9231
Title: Competências profissionais do nutricionista para atuação em gestão da alimentação coletiva: percepção dos nutricionistas gestores de restaurantes universitários
Authors: Medeiros, Ana Carolina Bezerra de
Keywords: Alimentação coletiva.;Restaurante Universitário.;Competências profissionais.
Issue Date: 12-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Ana Carolina Bezerra de. Competências profissionais do nutricionista para atuação em gestão da alimentação coletiva: percepção dos nutricionistas gestores de restaurantes universitários. 2019. 34p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) –Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Santa Cruz, 2019.
Portuguese Abstract: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO NUTRICIONISTA PARA ATUAÇÃO EM GESTÃO DA ALIMENTAÇÃO COLETIVA: PERCEPÇÃO DOS NUTRICIONISTAS GESTORES DE RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS. As competências exigidas na formação e atuação dos nutricionistas buscam um profissional com perfil ativo, crítico, flexível, com capacidade para tomar decisões e embasados em critérios éticos. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de nutricionistas gestores dos Restaurantes Universitários vinculados à Universidade Federal do rio Grande do Norte (UFRN) quanto às competências profissionais necessárias para atuação do nutricionista nestes locais. Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, de caráter exploratório transversal, realizado no período entre agosto de 2018 e junho de 2019, no qual participaram cinco nutricionistas que exerciam cargos relacionados à chefia dos Restaurantes Universitários. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado elaborado especificamente para o estudo. A referida investigação revelou que possuir conhecimento técnico sobre nutrição, tomada de decisão, liderança, habilidades gerenciais, resolubilidade, educação permanente, ter comprometimento e responsabilidade mostram-se como competências profissionais necessárias ao nutricionista no desenvolvimento de suas atividades em Restaurantes Universitários. Além disto, características típicas do serviço, como sua natureza desgastante e os aspectos burocráticos mostraram-se como desafios inerentes ao desenvolvimento de tais competências. De maneira geral o trabalho torna se de grande relevância quando conseguimos formar um pensamento crítico de que as competências profissionais são fatores indispensáveis para que o profissional nutricionista desenvolva suas funções dentro do seu ambiente de trabalho, pensando nos RU, que são ambientes dinâmicos e precisam ser geridos de forma completa.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9231
Other Identifiers: 2014066090
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COMPETÊNCIASPROFISSIONAISNUTRICIONISTAS_MEDEIROS_2019.pdf684.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons