Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9230
Title: Plano estratégico de combate às doenças crônicas não transmissíveis em escolares de Santa Cruz/RN
Authors: Lima, Kelly Arleziane de
Keywords: Doenças crônicas não transmissíveis;Noncommunicable Diseases;Educação alimentar e nutricional;Food and Nutrition Education;Promoção da saúde no ambiente escolar;School Health Services
Issue Date: 13-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Kelly Arleziane de. Plano estratégico de combate às doenças crônicas não transmissíveis em escolares de Santa Cruz/RN. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2019.
Portuguese Abstract: A prevalência de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) em crianças é alarmante e vem aumentando cada vez mais, correspondendo a 74% dos óbitos. Por isso, é considerada a primeira causa de morte no país, representando o maior problema de saúde enfrentado pelo Brasil atualmente. O objetivo deste documento é a implantação do planejamento coletivo de estratégias que possam reverter o impacto propiciado pelo rápido crescimento das DCNT, por meio de intervenções amplas de promoção à saúde que atuem na redução de seus fatores de risco dentre os quais estão a alimentação não saudável e a inatividade física. Durante os meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2018, as escolas municipais foram convocadas para participar da elaboração coletiva do Plano Estratégico de Combate às DCNT, que consistiu na problematização de diagnósticos e indicadores de saúde dos escolares de seis escolas municipais de Santa Cruz/RN. Através do emprego da técnica de grupos focais, em cada escola foram realizadas 2 oficinas nas quais o planejamento coletivo tinha o objetivo comum de propor possíveis alternativas para a resolução dos problemas identificados. Após a sistematização das ideias sugeridas, o principal resultado palpável trata-se deste produto técnico, espera-se que, o acesso a este documento possa atuar como uma ferramenta capaz de dar suporte à execução das ações propostas. Contudo, o resultado alcançado vai além desta obra, através do poder de transformar o diagnóstico de saúde de inúmeras crianças, melhorando a qualidade de vida dos escolares. O que torna este documento exclusivo concerne à participação ativa da comunidade escolar em sua autoria, uma vez que foi planejado para se adequar a diferentes realidades vivenciadas em cada uma das escolas participantes desta pesquisa.
Abstract: A prevalência de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) em crianças é alarmante e vem aumentando cada vez mais, correspondendo a 74% dos óbitos. Por isso, é considerada a primeira causa de morte no país, representando o maior problema de saúde enfrentado pelo Brasil atualmente. O objetivo deste documento é a implantação do planejamento coletivo de estratégias que possam reverter o impacto propiciado pelo rápido crescimento das DCNT, por meio de intervenções amplas de promoção à saúde que atuem na redução de seus fatores de risco dentre os quais estão a alimentação não saudável e a inatividade física. Durante os meses de setembro, outubro e novembro do ano de 2018, as escolas municipais foram convocadas para participar da elaboração coletiva do Plano Estratégico de Combate às DCNT, que consistiu na problematização de diagnósticos e indicadores de saúde dos escolares de seis escolas municipais de Santa Cruz/RN. Através do emprego da técnica de grupos focais, em cada escola foram realizadas 2 oficinas nas quais o planejamento coletivo tinha o objetivo comum de propor possíveis alternativas para a resolução dos problemas identificados. Após a sistematização das ideias sugeridas, o principal resultado palpável trata-se deste produto técnico, espera-se que, o acesso a este documento possa atuar como uma ferramenta capaz de dar suporte à execução das ações propostas. Contudo, o resultado alcançado vai além desta obra, através do poder de transformar o diagnóstico de saúde de inúmeras crianças, melhorando a qualidade de vida dos escolares. O que torna este documento exclusivo concerne à participação ativa da comunidade escolar em sua autoria, uma vez que foi planejado para se adequar a diferentes realidades vivenciadas em cada uma das escolas participantes desta pesquisa.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9230
Other Identifiers: 2015039720
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CartilhaPlanoEstratégico_Lima_2019.pdf
Restricted Access Until 2021-08-31
Pretendo publicar o trabalho na editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
2.08 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons