Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9162
Title: “O peito gela onde o bem é utópico é o novo tópico, meu bem. A vida nos trópicos não tá fácil pra ninguém”: exploração sexual juvenil em Natal/RN.
Authors: Moura, Larissa Maria Souto
Keywords: Violência sexual. Criança e adolescente. Exploração sexual. Direitos humanos.;Violencia sexual. Niños y adolescentes. Explotación sexual. Derechos humanos.
Issue Date: 25-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MOURA, Larissa Maria Souto. "O peito gela onde o bem é utópico é o novo tópico, meu bem. A vida nos trópicos não tá fácil pra ninguém": exploração sexual juvenil em Natal/RN: 2019. 63f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social, Natal, RN, 2019.
Portuguese Abstract: A presente monografia tem por objetivo analisar os determinantes e condicionantes sociais da exploração sexual em Natal/RN, enquanto expressão da questão social. A violência sexual contra crianças e adolescentes é caracterizada por todas as ações que retiram a criança e adolescente do direito de viver a sua sexualidade, compreendendo esta como um processo inerente ao desenvolvimento do sujeito. A violência sexual se expressa em dois determinantes, quais sejam: abuso e exploração sexual. Estes abrem um leque de violações, que se complementam e são recorrentes em nossa sociedade. No caso da exploração sexual, é encontrado uma série de entraves para a sua superação, pois há recorrência de envolvimento de grandes redes de tráfico de pessoas e de drogas. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental, seguindo a técnica de pesquisa qualitativa. Como resultado desse estudo, afirma-se que a exploração sexual é resultado do sistema capitalista centrado na exploração de trabalho e obtenção de lucro; que mesmo após a promulgação do Estatuto da Criança e Adolescente - ECA, é possível sentir os limites da sua efetivação. Dessa forma, é essencial a luta para o fortalecimento e implementação do ECA, bem como, o fortalecimento do Sistema e Garantia de Direitos que combata não só essas, mas toda as violações presentes na vida de crianças e adolescentes, sobretudo aqueles e aquelas advindos das classes subalternizadas. Contudo o CEDECA Casa Renascer resiste na defesa de direitos de crianças e adolescentes e atua diretamente nas raízes da violência, além de pressionar o poder público através de incidência política, sendo uma referência nacional na temática estudada.
Abstract: La presente monografia tiene como objetivo analizar los determinantes y condicionantes sociales de explotación sexual en Natal/RN, como expresión de la cuestión social. Violencia sexual contra niños y adolescentes se caracteriza por todas las acciones que el niño y adolescente tiene derecho a vivir su sexualidad, entendiéndola como un proceso inherente en el desarrollo del tema. Violencia sexual se expresa en dos determinantes, que son: abuso sexual y explotación. Éstos abren un abanico de violaciones, que se complementan y son recurrentes en nuestra sociedad. En el caso de explotación sexual, se encuentra una serie de obstáculos para su recuperación, ya que hay repetición de la participación de grandes redes de trata de personas y drogas. La metodología utilizada fue la investigación bibliográfica y documental en un sesgo de calidad. Como resultado de este estudio, se afirma que la explotación sexual es un resultado del sistema capitalista centrado en la explotación de mano de obra y beneficio incluso después de la promulgación del estatuto del niño y adolescente - ECA, es posible sentir los límites de su ejecución. Por lo tanto, es esencial para el fortalecimiento y aplicación de lo ECA, así como el fortalecimiento un sistema y garantía de los derechos que luchar no sólo éstos, sino todas las violaciones presentan en las vidas de niños y adolescentes, especialmente aquellos y de la nada cuenta. Sin embargo el CEDECA Casa Renascer resiste en defensa de los derechos de los niños y adolescentes y actúa directamente sobre las raíces de la violencia, además de presionar el gobierno a través de la promoción, siendo un referente nacional sobre el tema estudiado.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9162
Other Identifiers: 2014091270
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExploracaoSexualJuvenil_Moura_2019Monografia de Graduação917.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons