Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/916
Título: Análise dos usuário da Biblioteca Pública Municipal de João Câmara - Evaristo de Souza
Autor(es): SILVA, Mayane Lopes da
Palavras-chave: Biblioteca pública;Biblioteca Evaristo de Souza;João Câmara
Data do documento: 2014
Editor: Biblioteconomia
Referência: SILVA, Mayane Lopes. Análise dos usuário da Biblioteca Pública Municipal de João Câmara - Evaristo de Souza. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Enfoca o papel da biblioteca pública como um instrumento de transformação social, cultural e econômica do indivíduo. Enfatiza as missões e responsabilidades das Bibliotecas Públicas, em especial a Biblioteca Pública Municipal de João Câmara, Evaristo de Souza, para com a sociedade. Utiliza de embasamentos teóricos para compreender todo o processo que envolve a biblioteca pública, suas missões, seus objetivos e sua importância junto à sociedade. Utiliza como metodologia levantamentos bibliográficos em meios impressos e eletrônicos e pesquisas de campo, como a realização de entrevistas e submissão de questionários. Descreve a realidade encontrada na Biblioteca Pública Evaristo de Souza, que se encontra em boas condições oferecendo os serviços básicos a comunidade, mas que está longe de se enquadrar no modelo ideal de uma Biblioteca Pública. Trata da realidade encontrada nas bibliotecas das escolas da cidade, que não possui estrutura para atender as necessidades dos alunos, o que os leva muitas vezes a utilizarem a biblioteca pública como alternativa. Discute o papel do bibliotecário como mediador entre os usuários e a informação. Propõe algumas alternativas que podem levar a biblioteca pública a ser mais atrativa e utilitária, visando assim atender melhor os seus usuários, fidelizando-os e atraindo um público mais diversificado. Conclui que a biblioteca pública não consegue atender as expectativas da comunidade atualmente, não cumprindo o seu papel social e não atingindo a utilidade necessária à sociedade, sendo punida pela mesma com sua desvalorização.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Jacqueline de Araújo Cunha (UFRN), Claudialyne da Silva Araujo (UFRN) e Erinaldo Dias Valério (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/916
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaneLS_Monografia.pdfTexto completo1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons