Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9158
Title: Balanceamento em um plano de rotor rígido.
Authors: Lima, João Paulo Silva de
Keywords: Balanceamento, Desbalanceamento estático, Rotores rígidos, Método dos três pontos, Coeficientes de influência.
Issue Date: 27-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, João Paulo Silva de. Balanceamento em um plano de rotor rígido. 2019. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Um dos defeitos mais recorrentes em plantas industriais e que podem impactar diretamente nos resultados das empresas é o desbalanceamento de máquinas rotativas. Trata-se de um defeito que possui alta energia destrutiva e por isso deve ser monitorado adequadamente e corrigido para que não gere paradas de produção através de uma quebra inesperada do equipamento. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como proposito de através da utilização de uma bancada didática apresentar as principais características ligadas ao desbalanceamento estático para rotores rígidos, métodos de detecção e correção através do auxílio da análise de vibração em conjunto com dois métodos de balanceamento distintos. Neste trabalho também será abordado a classificação empregada para rotores, os tipos de desbalanceamentos segundo a literatura e as normas técnicas aplicáveis ao processo de balanceamento. Neste trabalho também será tratado as consequências geradas aos equipamentos devido ao desbalanceamento e os impactos à manutenção, bem como os meios para a sua devida correção através do método, puramente gráfico, de simples execução, conhecido como método dos três pontos onde não há necessidade do conhecimento da fase do sinal de vibração e o método mais largamente utilizado que é o método dos coeficientes de influência que é um método mais complexo, que requer, além do coletor e analisador de vibração, a utilização de um sensor óptico para a coleta da fase do sinal de vibração, porém entrega um ótimo resultado exigindo menos acionamentos do equipamento. Por fim, será produzido um procedimento detalhado de balanceamento para cada um dos métodos apresentados onde poderá ser consultado e utilizado como um guia para a execução do balanceamento.
Abstract: Um dos defeitos mais recorrentes em plantas industriais e que podem impactar diretamente nos resultados das empresas é o desbalanceamento de máquinas rotativas. Trata-se de um defeito que possui alta energia destrutiva e por isso deve ser monitorado adequadamente e corrigido para que não gere paradas de produção através de uma quebra inesperada do equipamento. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como proposito de através da utilização de uma bancada didática apresentar as principais características ligadas ao desbalanceamento estático para rotores rígidos, métodos de detecção e correção através do auxílio da análise de vibração em conjunto com dois métodos de balanceamento distintos. Neste trabalho também será abordado a classificação empregada para rotores, os tipos de desbalanceamentos segundo a literatura e as normas técnicas aplicáveis ao processo de balanceamento. Neste trabalho também será tratado as consequências geradas aos equipamentos devido ao desbalanceamento e os impactos à manutenção, bem como os meios para a sua devida correção através do método, puramente gráfico, de simples execução, conhecido como método dos três pontos onde não há necessidade do conhecimento da fase do sinal de vibração e o método mais largamente utilizado que é o método dos coeficientes de influência que é um método mais complexo, que requer, além do coletor e analisador de vibração, a utilização de um sensor óptico para a coleta da fase do sinal de vibração, porém entrega um ótimo resultado exigindo menos acionamentos do equipamento. Por fim, será produzido um procedimento detalhado de balanceamento para cada um dos métodos apresentados onde poderá ser consultado e utilizado como um guia para a execução do balanceamento.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9158
Other Identifiers: 20170010099
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JOAOPAULOLIMA.pdf3.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons