Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9149
Title: Diretrizes para elaboração da normatização do gerenciamento dos resíduos químicos do Campus Central da UFRN
Authors: Silva, Miraslane Ferreira da
Keywords: Gestão de Resíduos;Resíduos Químicos;Normatização;Sustentabilidade
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Miraslane Ferreira da. Diretrizes para elaboração da normatização do gerenciamento dos resíduos químicos do Campus Central da UFRN. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O crescimento da consciência e da percepção de que os resíduos podem representar uma ameaça real à saúde pública e ao meio ambiente fizeram com que a gestão de resíduos passasse a ser uma necessidade imediata e um desafio emergente. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui um Programa de Gestão Integrada de Resíduos (PROGIRES), porém o gerenciamento dos resíduos químicos ainda não ocorre de maneira satisfatória. Esse estudo foi desenvolvido com o propósito de mudar essa realidade. O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, onde foram analisados documentos anteriormente elaborados sobre a temática do gerenciamento de resíduos químicos na UFRN. Além disso, foi feito um levantamento da Legislação, Normas, Resoluções e Instruções Normativas pertinentes à temática do gerenciamento de resíduos químicos aplicada às IES (Instituições de Ensino Superior). A partir dessa pesquisa bibliográfica foram encontradas não-conformidades que comprometem a segurança, saúde pública e o meio ambiente. Essas não-conformidades juntamente com a legislação vigente serão a base para a proposição das diretrizes de normatização. As diretrizes propõem mudanças específicas aplicáveis a cada etapa hierárquica do gerenciamento de resíduos químicos dos laboratórios no Campus, que poderão servir de subsídio para a Normatização do Gerenciamento dos Resíduos Químicos da UFRN, caso seja do interesse da Instituição. Como também podem ser utilizadas como instrumento de gerenciamento pelos responsáveis técnicos e Unidades de Gestão responsáveis pelos resíduos no Campus UFRN.
Abstract: O crescimento da consciência e da percepção de que os resíduos podem representar uma ameaça real à saúde pública e ao meio ambiente fizeram com que a gestão de resíduos passasse a ser uma necessidade imediata e um desafio emergente. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui um Programa de Gestão Integrada de Resíduos (PROGIRES), porém o gerenciamento dos resíduos químicos ainda não ocorre de maneira satisfatória. Esse estudo foi desenvolvido com o propósito de mudar essa realidade. O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, onde foram analisados documentos anteriormente elaborados sobre a temática do gerenciamento de resíduos químicos na UFRN. Além disso, foi feito um levantamento da Legislação, Normas, Resoluções e Instruções Normativas pertinentes à temática do gerenciamento de resíduos químicos aplicada às IES (Instituições de Ensino Superior). A partir dessa pesquisa bibliográfica foram encontradas não-conformidades que comprometem a segurança, saúde pública e o meio ambiente. Essas não-conformidades juntamente com a legislação vigente serão a base para a proposição das diretrizes de normatização. As diretrizes propõem mudanças específicas aplicáveis a cada etapa hierárquica do gerenciamento de resíduos químicos dos laboratórios no Campus, que poderão servir de subsídio para a Normatização do Gerenciamento dos Resíduos Químicos da UFRN, caso seja do interesse da Instituição. Como também podem ser utilizadas como instrumento de gerenciamento pelos responsáveis técnicos e Unidades de Gestão responsáveis pelos resíduos no Campus UFRN.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/9149
Other Identifiers: 20170154428
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_COMPLETO_MiraslaneFerreira_BZM_PDF.pdf7,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons