Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/914
Title: Preservação digital em documentos audiovisuais
Authors: FERREIRA, Joana Raphaela da Silva
Keywords: Documento audiovisual;Preservação digital;Estratégias de preservação digital;Preservação audiovisual
Issue Date: 2014
Publisher: Biblioteconomia
Citation: FERREIRA, Joana Raphaela da Silva. Preservação digital em documentos audiovisuais. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Apresenta a importância da informação escrita, trazendo uma breve evolução desta como um importante recurso de preservação da memória. Aponta os profissionais da informação como gestores da informação, abordando os profissionais: arquivista, bibliotecário, museólogo e o significado do termo documento para cada um destes. Destaca a distinção entre os termos preservação, conservação e restauração. Objetiva apontar a crescente preocupação na preservação dos documentos digitais, por estes estarem expostos á prejuízos quanto à integridade das informações nesse meio. Assinala as principais estratégias de preservação digital. Conceitua os documentos audiovisuais e seus locais de guarda, finalizando com dois exemplos de organizações que se utilizam dessas estratégias para a preservação dos seus acervos. Utiliza como procedimento metodológico a revisão bibliográfica. Conclui que é de extrema importância que os profissionais da informação se utilizem das estratégias de preservação em seus acervos audiovisuais.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Jacqueline de Araújo Cunha (UFRN) e Renata Passos Filgueira de Carvalho (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/914
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoanaRSF_Monografia.pdfTexto completo482.57 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons