Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/913
Title: Atributos da web 2.0 no ensino e aprendizagem: o caso dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Tristão de Barros em Currais Novos/RN
Authors: GALVÃO, Isabelle Brandão Mamede
Keywords: Web 2.0;Biblioteca escolar;Ensino;Aprendizagem;Sociedade da informação
Issue Date: 2014
Publisher: Biblioteconomia
Citation: GALVÃO, Isabelle Brandão Mamede. Atributos da web 2.0 no ensino e aprendizagem: o caso dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Tristão de Barros em Currais Novos/RN. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: O presente estudo tem seu foco nos atributos da web 2.0 no ensino e aprendizagem dos alunos da geração Y de uma classe social menos favorecida, dentro do contexto de uma escola pública na cidade de Currais Novos/RN. Analisa os atributos da web 2.0 nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos do 3° ano do Ensino Médio da escola supracitada. Lista os atributos da web 2.0 encontrados nos processos de ensino e aprendizagem destes alunos. Avalia como esses atributos atuam na aprendizagem e no ensino destes alunos e analisa o papel da biblioteca escolar neste novo paradigma de ensino e aprendizagem. Utiliza como métodos da pesquisa o quanti/qualitativo, de natureza descritiva e exploratória. Como instrumentos de pesquisa, o formulário para obtenção de informações junto à bibliotecária da escola e os questionários que foram aplicados aos alunos e professores. Como resultados obtidos, tem-se que os alunos e os professores da escola estão bastante familiarizados e aplicam as ferramentas da web 2.0 no ensino e aprendizagem de modo extensivo, bem como em suas rotinas de estudo. Mas a situação da biblioteca é contrária e ela encontra-se aquém deste processo. Não existe nenhum sinal na mesma de que esteja, pelo menos, em processo de adaptação para a biblioteca 2.0, como também a aplicação de tecnologias no desenvolvimento diário das atividades desta biblioteca, portanto, ela não é inovadora, não proporciona experiência multimídia e nem é socialmente rica, ou seja, a informação é disponibilizada de modo unilateral (biblioteca – usuário). Os usuários (alunos, professores, demais funcionários da escola) não participam da geração de conteúdo da mesma, fato que caracterizaria uma biblioteca 2.0.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Luciana Moreira Carvalho (UFRN) e Erinaldo Dias Valério (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/913
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IsabelleBMG_Monografia.pdfTexto completo1.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons